A família deve estar no centro da ação pastoral

A A
Membros da Pastoral Familiar e de movimentos eclesiais realizaram procissão pelas ruas de São Paulo na abertura da Semana Nacional da Família
Publicado em: 18/08/2017 - 12:00
Créditos: Fernando Geronazzo

A Arquidiocese de São Paulo celebrou a abertura da Semana Nacional da Família no sábado, 12, com uma procissão pelas ruas do centro da Capital Paulista, seguida de uma missa na Catedral da Sé, presidida por Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo e referencial da Pastoral Familiar na Arquidiocese.

Membros da Pastoral Familiar e de movimentos eclesiais, novas comunidades e famílias se reuniram no Pateo do Collegio, local da fundação da cidade, onde houve uma apresentação, organizada pela Pastoral do Menor. Em seguida, o grupo seguiu em procissão até a Catedral, levando uma imagem da Sagrada Família.

Na homilia, Dom Sergio destacou que a Semana Nacional da Família é um momento forte para despertar a sociedade sobre a importância da família e para a Igreja recordar que a família deve estar no centro de toda a ação pastoral.

Todos os anos, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar prepara o subsídio “Hora da Família” para ajudar na realização da Semana Nacional da Família. Neste ano, o material desenvolve o tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”, em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade.

Os encontros para a Semana Nacional da Família são realizados nas paróquias e comunidades, compostos de orações, momentos de escuta da Palavra de Deus e de partilha. Em cada um destes, a reflexão da temática é direcionada a partir de textos bíblicos, de trechos de documentos do Magis
tério da Igreja e de pequenas histórias.

“Sem Deus, a família não vai para frente. Realizar essa Semana é nos conscientizarmos de que precisamos como Igreja pôr a família novamente no centro da ação pastoral. Colocar a família que temos, com as dificuldades, lutas e problemas. Essa é a família que Deus nos deu e ela que queremos celebrar e iluminar com a Palavra de Deus”, afirmou Dom Sergio ao O SÃO PAULO .

(Colaborou Larissa Freitas)

Membros da Pastoral Familiar fazem procissão á Catedral da Sé