Animando a Esperança

A A

Operação em apoio à população em tempos de pandemia de Covid-19

 

Como ajudar?

Neste MAPA, a Arquidiocese de São Paulo apresenta diferentes organizações ligadas à Igreja Católica Apostólica Romana e a outras entidades parceiras. O objetivo é mostrar as ações e os pedidos de ajuda que cada entidade está realizando e propondo nestes tempos de pandemia.

Acessando os “PONTOS DE ESPERANÇA”, é possível saber quais são as necessidades de cada realidade e entender COMO AJUDAR, entrando em contato diretamente com a entidade pelos meios de comunicação sugeridos. Verifique e ajude quem está ajudando.

As principais necessidades das organizações podem ser:

- DOAÇÕES EM DINHEIRO, PARA A MANUTENÇÃO DO PONTO DE ESPERANÇA
- DOAÇÕES EM DINHEIRO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS
- DOAÇÕES DE QUALQUER TIPO DE ALIMENTO (ENTRAR SEMPRE EM CONTATO ANTES PARA CONFIRMAR A ACEITAÇÃO E VER SE HÁ DISPONIBILIDADE DE ESPAÇO)
- DOAÇÕES DE CESTAS BÁSICAS
- DOAÇÕES DE ROUPAS
- DOAÇÕES DE PRODUTOS DE HIGIENE
- DOAÇÕES DE PRODUTOS DE LIMPEZA
- VOLUNTÁRIOS PARA A ORGANIZAÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DE DONATIVOS
- VOLUNTÁRIOS PARA LIGAR PARA AS FAMÍLIAS EM QUARENTENA
- VOLUNTÁRIOS PARA A PREPARAÇÃO DE CONTEÚDOS A SER DIFUNDIDOS VIA WEB
- VOLUNTÁRIOS PARA BUSCAR DOAÇÕES COM MEIOS PRÓPRIOS

 

Objetivos da Iniciativa

- Dar visibilidade ao conjunto de atividades da Igreja Católica em apoio à população mais fragilizada pela pandemia do novo coronavírus. Ações desenvolvidas por paróquias, instituições, congregações religiosas, pastorais, colégios católicos e por todas as organizações da sociedade de uma forma geral.

- Mapear as necessidades mais urgentes da população da cidade de São Paulo.

- Estimular a iniciativa e a criatividade das pessoas e das comunidades para perpetuar as ações de caridade já existentes ou para criar novas formas fraternas e inteligentes de se ajudar, para que possam chegar às pessoas mais necessitadas.

 

Seja um Ponto de Esperança!

Cada entidade presente no MAPA é um PONTO DE ESPERANÇA. Por isso, pedimos que preencham os campos obrigatórios do formulário. O preenchimento de todos os campos contribui para uma melhor divulgação das ações de combate ao contágio e às consequências de toda a situação causada pelo novo coronavírus.

Aguardamos seu PONTO DE ESPERANÇA no nosso MAPA! Faça parte desta rede de pontos, preenchendo o formulário!

 

Quem pode ser um PONTO DE ESPERANÇA?

Cada organização que já está desenvolvendo ações de acordo com os objetivos da iniciativa está convidada e pode responder ao formulário para fornecer as informações relativas ao seu serviço, que serão disponibilizadas aos usuários.

Essas informações irão gerar PONTOS DE ESPERANÇA que serão visualizados no MAPA. Desta forma, cada pessoa interessada em conhecer as ações da Igreja Católica diante da emergência causada pelo novo coronavírus poderá acessar ao MAPA e tomar conhecimento das ações realizadas mais perto da própria casa e entrar em contato com os responsáveis daquele PONTO específico.

A Arquidiocese de São Paulo, com essa plataforma, irá apenas possibilitar o contato entre quem está pedindo ajuda e quem está desejando contribuir. Cada PONTO DE ESPERANÇA será responsável pela boa utilização do que for arrecadado sem nenhum vínculo com a plataforma.

 

 

Os frutos da nossa caridade

 

Aos secretários e secretárias paroquiais ou responsáveis das Entidades Sociais

Saudações!

 

Chegamos a uma nova fase do projeto Animando a Esperança.

Muitas paróquias e entidades ligadas à Arquidiocese de São Paulo já estão presentes no mapa do projeto e cadastraram os números dos resultados das ações de solidariedade.

Agradecemos a todos que já estão presentes e atualizando seus dados no projeto e destacamos a necessidade de que todas as Paróquias e Instituições/Obras Sociais façam seus cadastros e atualizações mensais nesse projeto.

Por isso, para todos aqueles que ainda não se cadastraram prorrogamos o prazo até o dia 19 de outubro para podermos divulgar a análise dos dados obtidos no final do mês de outubro.

Aqui abaixo podem encontrar os links para acessar os questionários:

QUESTIONÁRIO PARA AS PARÓQUIAS: https://forms.gle/PvzCyRfP4UYJQaon8

QUESTIONÁRIO PARA AS OUTRAS ENTIDADES: https://forms.gle/19vpwfh4a4XUUJh88

 

É importante lembrar que todos os dados cadastrados não serão divulgados singularmente, mas somente em uma prestação de geral de contas de todas as ações de solidariedade da cidade.

Lembramos que o projeto Animando a Esperança quer se tornar uma prestação de contas permanente da Igreja particular de São Paulo para a sociedade. Cada paróquia e cada Instituição, aos poucos, devem entrar na lógica de uma administração transparente também no campo da caridade, prestando conta da atividade social. A prática desta prestação de contas deve entrar nos procedimentos de todas as nossas instituições como prática mensal. Então, aconselhamos a todos para instituir um procedimento de contagem cotidiano para poder prestar contas até o dia 10 de cada mês. O secretariado de Pastoral e as secretárias/os de pastoral de cada região estarão monitorando esta prestação de contas em crescimento.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o Secretariado de Pastoral da sua Região Episcopal.