Aniversário de dedicação da Catedral da Sé

A A
5 de setembro comemora -se o aniversário de dedicação da Igreja Mãe da Arquidiocese, a Catedral da Sé.
Publicado em: 05/09/2016 - 18:00
Créditos: Redação

Na segunda-feira, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, presidiu missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo (Catedral da Sé) em ação de graças pelo 62º aniversário da dedicação do templo.  

Em toda a Arquidiocese, a data é comemorada liturgicamente como festa,  enquanto na própria Catedral é celebrada como solenidade. Igreja Mãe da Arquidiocese, a Catedral da é um marco, religioso, histórico e cultural da capital paulista.  

A Catedral foi projetada em estilo neogótico pelo alemão Maximiliam Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo, é o terceiro maior templo gótico do mundo, tendo 111 metros de comprimento,46 metros de largura e 65 metros de altura (com excessão das torres).

Inaugurada em 25 de janeiro de 1954, por ocasião das comemorações do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé foi dedicada somente em setembro, durante o I Congresso Nacional da Padroeira do Brasil realizado entre São Paulo e Aparecida. A dedicação foi feita pelo Cardeal Adeodato Givanni Piazza, que veio como enviado pontifício para o Congresso da Padroeira.

Dom Odilo, na homilia, falou sobre a importância de celebrar a dedicação do templo. “Relembrando a construção desse edifício sagrado, que é dedicado a Deus com o sinal de que Deus habita entre nós, e para encontrar Deus vamos à Igreja, vamos ao templo”. E completou: “Na Catedral, temos a celebração dos Sagrados Mistérios da liturgia, dos Sacramentos, da Palavra de Deus. Momentos de alegria e de tristeza da comunidade.  Que acolhe ao templo, acolhe a igreja como um lugar de Deus, um lugar de alegria, um lugar de refúgio para buscar a esperança, a luz e a inspiração para a vida”.

O Cardeal recordou, também que cada pessoa é templo de Deus e que devemos encontrar Deus em cada um dos nossos irmãos. “Deus se faz presente em nosso meio, e Jesus nos diz “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome eu estarei com eles. Quando nos reunimos na casa de Deus, ele está no meio de nós”.

Gratidão e reconhecimento

Padre Luiz Eduardo Baronto, cura da Catedral, ao final da celebração pronunciou algumas palavras de agradecimento. “Há 62 anos atrás esse templo era dedicado ao culto do senhor, a celebração de seus louvores, e se tornou no centro da cidade o sacramento visível do esplendor. Por isso hoje é festa para a comunidade e para todos aqueles que aqui vem nessa Catedral”.

O sacerdote fez memória de todas as pessoas que realizam trabalhos pastorais na Catedral, assim também como todos os padres que compõem o Cabido Metropolitano, e demais sacerdotes que auxiliam no atendimento de confissões.  O Cura ressaltou que o templo vive do zelo daqueles que ali trabalham. “Nós somos muito gratificados por essas pessoas que dedicam sua vida a cuidar do ambiente da Catedral”. E homenageou de maneira particular a dedicação e o trabalho do funcionário Geraldo Soares de Medeiros, que há 37 anos atua como Sacristão da Catedral.  

Um dos mais velhos funcionários da Igreja Mãe da Arquidiocese, Senhor Geraldo recebeu das mãos de Dom Odilo uma placa com uma mensagem enviada pelo Papa Francisco.  Emocionado, ele agradeceu todo carinho e confiança no trabalho realizado com amor e dedicação por quase quatro décadas.