A missão da Igreja precisa de nosso apoio

A A
22/10/2017 - 09:45

Neste Domingo das Missões, a Igreja Católica celebra a “Jornada Missionária mundial”, lembrando as palavras de Jesus: “a messe é grande”... O papa São João Paulo II, no início do 3º milênio cristão, observou: a missão da Igreja, longe de estar encerrada, está apenas no seu início! Há muito por fazer n campo missionário!

Melhor que em outros tempos, percebemos hoje que o anúncio do Evangelho ainda falta chegar a muitos povos. E a ordem de Jesus, fiel ao desígnio salvador de Deus Pai, é que o Evangelho chegue a todos os povos, sem exclusão nem discriminação. Por isso, a Igreja, em cada comunidade, precisa estar aberta ao vasto horizonte da missão e apoiar o trabalho dos missionários, que partem para lugares missionários”, longe de nós.

Mais uma coisa: no passado, tinha-se uma vaga convicção de que, aqui entre nós, todos ou quase todos, já eram católicos ou, ao menos, cristãos. Agora estamos bem conscientes de que isso não corresponde mais à realidade: entre nós, há muitos que não foram evangelizados nem batizados. E esses estão, tantas vezes, em nossas próprias famílias e entre nossos parentes e pessoas próximas...

Há, pois, uma necessidade imensa de trabalho missionário aqui mesmo, em nossas comunidades e paróquias. Se amamos e valorizamos nossa fé e nossa experiência religiosa cristã e católica, não podemos escondê-la nem reservá-la só para nós. Precisamos transmiti-la às novas gerações e àqueles que estão pouco evangelizados em nossos ambientes católicos.

Neste Domingo das Missões, a Igreja nos pede um apoio concreto ao trabalho missionário entre os povos e lugares ainda pouco evangelizados. A “coleta missionária” de hoje será destinada aos missionários e missionárias que estão em “terras de missão”. Eles fazem seu trabalho também em nosso nome. Sejamos sensíveis e generosos para com eles e apoiemos fraternalmente o trabalho missionário de toda a Igreja.

Folheto Litúrgico POVO DE DEUS EM SÃO PAULO, 22 10 2017

Cardeal Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo