E renovai a face da terra!

A A
18/05/2016 - 10:45

O Espírito Santo, invocado para “renovar a face da terra”, é o espírito da vida nova, da superação das situações de morte e daquilo que perdeu a vitalidade. A festa de Pentecostes nos trouxe mais uma vez a ocasião para refletirmos sobre a presença e a ação do Espírito Santo na Igreja, vida das pessoas e do mundo.

Venha o Espírito Santo para renovar a Igreja, para superar a monotonia, o pessimismo, os desânimos, a perda de ardor e a falta de frutos de vida cristã! Venha a nós e não nos deixe cair nas “tentações dos evangelizadores e agentes de pastoral”, apontadas pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii gaudium.

Preserve-nos da tentação de uma espiritualidade rotineira e sem fé, nem ardor; não deixe declinar o fervor, nem cair na exagerada preocupação com a busca de nossa própria satisfação (nº 78). Livre-nos da tentação do desencanto com a vida da Igreja e do pessimismo em relação aos resultados dos nossos trabalhos pastorais e nossa prática cristã; não nos permita esquecer que o pastor do rebanho, Senhor da messe, é Ele, o Senhor Jesus Cristo, e que nós somos apenas servidores do seu reino (nº 79).

Que o Espírito Santo não nos deixe cair na presunção, nem na tentação de medirmos a eficácia da Palavra de Deus pelo sucesso das nossas pregações ou iniciativas pastorais. Nem sejamos tentados pela lei do menor esforço, achando que não adianta nos esforçarmos, porque não vemos frutos... E não nos deixe cair na tentação do pragmatismo religioso e pastoral, transformando o serviço pastoral e evangelizador em plataforma para a busca de seguranças econômicas, de glórias e vaidades terrenas (nº 80).

Venha todos os dias o Espírito Santo com o dom da fortaleza, para nos preservar do desânimo e da fuga de nossas responsabilidades, da pouca generosidade e da preocupação demasiada conosco mesmos e com os espaços de nossa autonomia pessoal. Com os dons da piedade e do fervor, livre-nos o Espírito de Cristo da pequenez e do medo, da secura espiritual, da falta de alegria da fé, que fazem o cristão parecer planta secando, incapaz de florir e produzir frutos (nº 81).

Ajude-nos o Espírito Santo com os dons da sabedoria e da inteligência para não ficarmos prisioneiros do “pragmatismo cinzento da vida cotidiana”, onde tudo continua igual a sempre, como se não houvesse nada de novo ao nosso redor: nenhuma mudança social, cultural e religiosa; nenhuma angústia e sofrimento novo, que precisam de novas posturas; nenhum apelo novo da Igreja; nenhuma orientação pastoral nova da diocese e da Conferência Episcopal. Livre-nos, Deus, do fechamento e da autossuficiência!

Com o dom do entendimento, ajude-nos o Espírito Santo a ouvir os apelos de Deus todos os dias; com seu sopro vital, acorde nossa sonolência espiritual e tire o mofo de nossas organizações pastorais que, muitas vezes, por falta de luz, ar fresco e contribuição nova, definham, perdem vitalidade e já não conseguem produzir frutos de vida nova. Livre-nos o Espírito de Cristo da falta de esperança, da autocomplacência egocêntrica, da “tristeza melosa”, incapaz de comunicar vida e esperança (nº 83).

Com sua luz radiante, ilumine o Espírito Santo os cantos escuros do nosso coração, onde continuam abrigados os apegos contrários ao Evangelho de Cristo, nossas desconfianças em relação a Deus, nossos pactos secretos com o pecado... Com o dom do santo temor de Deus, o Espírito Santo abra todas as trancas da nossa alma, para aderirmos a Deus com fé generosa, total e alegre. Conceda-nos a viva esperança em Deus e a confiança absoluta na sua misericórdia. Inflame em nós o fogo do seu amor, que nos abrase no mesmo amor a Deus e ao próximo.

Com sua sabedoria, livre-nos o Espírito Santo da tentação do mundanismo espiritual (nº 93), das “guerras entre nós” (nº 98s) e dê-nos o discernimento e a capacidade de conhecer a vontade de Deus todos os dias e fazer as escolhas certas. Com o dom do conselho, ajude-nos a sair da nossa zona de conforto, para nos interessarmos de forma sincera e desapegada pelo bem e a salvação eternas dos nossos irmãos.

Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fieis e renovai a face da terra! Amém.

Publicado no jornal O SÃO PAULO - Edição 3102 - 18 a 24 de maio de 2016.