Em cada comunidade, uma vocação

A A
01/08/2020 - 16:45
Celebramos uma vez mais o mês das vocações. A Igreja inteira é formada por um povo de vocacionados, que Deus chama para serem beneficiados com sua graça, para colaborarem na sua obra e para serem testemunhas do Evangelho de Cristo no mundo. O próprio Batismo é a primeira grande vocação de todos nós. Mas na Igreja, Deus escolhe alguns para missões especiais no meio do seu povo e no mundo.
 
Ao longo de agosto, colocamos em evidência a vocação ao sacerdócio ministerial, à vida consagrada religiosa, ao casamento e à família e a vocação dos catequistas. Não é para ser um mês de homenagens, embora não se desprezem as manifestações de apreço e de estímulo para quem é homenageado. Porém, a intenção do mês das vocações é promover a tomada de consciência sobre a importância e a necessidades das vocações, valorizar e apoiar os vocacionados, rezar e pedir a graça de vocações abundantes para as comunidades.
 
Na primeira semana, destacamos a vocação ao sacerdócio ministerial exercido pelos padres e bispos. Essa vocação é essencial na vida da Igreja Católica, pois os sacerdotes recebem a missão de representantes de Jesus Cristo pastor, mestre e pontífice na comunidade dos fiéis. A comunidade católica não pode viver sem sacerdotes, que preguem o Evangelho, reúnam o povo e celebrem a Eucaristia e os demais Sacramentos em nome de Cristo. Eles são ministros e servidores de Jesus Cristo Sacerdote, que é, de fato, o único e verdadeiro sacerdote e pontífice entre Deus e os homens.
 
Jesus mandou rezar e pedir que Deus envie operários à sua grande colheita, necessitada de trabalhadores com urgência. O Papa São João Paulo II ensinou que a vocação é um dom de Deus providente feito a uma comunidade que o pede. Portanto, oremos pelas vocações ao sacerdócio em todas as famílias e em todas as comunidades de nossa Arquidiocese. Este é um dever de todos os católicos e membros da Igreja.
 
Preocupa-me a escassez de vocações ao sacerdócio na Arquidiocese de São Paulo. Para mais de 300 paróquias, contamos com menos de 70 seminaristas. De onde vêm os padres, que precisamos para o serviço das paróquias e os demais encargos do cuidado pastoral da nossa imensa Arquidiocese? Não podemos esperar que venham de algum lugar, longe daqui. Os futuros padres precisam vir das nossas comunidades e famílias. E se tivermos padres em número suficiente, sempre haverá pedidos para o envio de missionários para outras dioceses e até outros países.
 
Como Arcebispo, tenho o dever de prover de pastores as nossas comunidades. Quero compartilhar com todos os sacerdotes e suas paróquias essa preocupação, que também deve ser de todos. Rezemos pelas vocações sacerdotais em todas as missas. Haja equipes de pastoral vocacional em todas as paróquias e criemos um clima favorável ao despertar de vocações sacerdotais. Que em cada comunidade haja, ao menos, uma vocação sacerdotal.
São Paulo, 02 08 2020
Cardeal Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo