Homilia da Celebração de Abertura da Terceira Etapa do Sínodo Arquidiocesano

A A
29/02/2020 - 17:00

Aos Bispos Auxiliares

Aos Padres todos

Aos Diáconos, Religiosos/as e Leigos/as

Aos membros convocados para a Assembleia sinodal arquidiocesana
Aos membros da Comissão Central de Coordenação dos trabalhos do sínodo e da Secretaria geral, que trabalharam muito e com dedicação.
Aos membros da Comissão de Redação e aos peritos e diversos colaboradores nos trabalhos sinodais:

Querido Povo de Deus em São Paulo

Meus irmãos e irmãs todos:

O mesmo Jesus que diz - “Eu sou a luz do mundo, quem me segue, não anda nas trevas”, diz também aos seus discípulos: “vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo!” Com essas palavras do sermão da montanha, Jesus faz os discípulos participantes da sua missão no mundo. Devem irradiar a luz que recebem dele e fazer com que o mundo perceba o sabor das coisas do reino de Deus.

É por isso que nós também afirmamos: “Deus habita esta cidade, somos suas testemunhas!” A cidade de São Paulo deve receber através de nossa presença e atuação a luz do reino de Deus, o bom sal e o bom fermento do Evangelho de Jesus Cristo. E se não somos mais esse sal, que faz perceber o seu efeito, somos como o sal que perdeu o seu valor e pode ser jogado fora.

Chegamos ao terceiro ano dos trabalhos sinodais. Muito caminho foi feito desde que, na solenidade de Corpus Christi de 2017, anunciamos a realização do primeiro sínodo arquidiocesano de São Paulo. Partimos com um grande desejo de realizar o que fosse bom para nossa Arquidiocese. Não tínhamos ainda claro o caminho a percorrer, nem o que aconteceria ao longo desse caminho. Mas partimos, confiados à ação do Espírito Santo, que anima, conduz e renova a Igreja. Recomendamo-nos também à intercessão de nosso Santo Padroeiro, o apóstolo São Paulo, à materna oração de Nossa Senhora da Assunção, a Mãe da Igreja, e à fraterna intercessão dos Santos Padroeiros de nossas comunidades. Eles têm mais experiência do que nós no seguimento de Jesus Cristo e na dedicação à missão da Igreja e podem nos ensinar muito.

Somos membros da Igreja de Cristo em São Paulo, que já foi servida por muitos evangelizadores dedicados e fiéis. Alguns são ilustres e seu exemplo brilha e nos encoraja, como São José de Anchieta, S.Antônio de Santana Galvão, Santa Paulina, o Beato Padre Mariano e a Beata Madre Assunta. Grandes e dedicados Pastores serviram e animaram esta Igreja ao longo de sua história, como Dom Duarte Leopoldo e Silva, Dom José Gaspar d’Affonseca e Silva, os cardeais Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, Agnello Rossi, Paulo Evaristo Arns e, mais recentemente, Dom Cláudio Hummes. Cada um deles marcou com seu zelo pastoral e apostólico esta querida Igreja de São Paulo.

Mas tivemos aqui, a servir esta Igreja com amor, antes de nós, uma multidão de sacerdotes dedicados ao serviço do povo, de religiosos e religiosas que edificaram com seu testemunho diário esta Igreja, muitas vezes, no silêncio e inteiramente abnegados de si mesmos. E tivemos milhões de católicos leigos e leigas, pais e mães de família, trabalhadores e profissionais nas funções mais diversas, gente de todos os estratos sociais, de todas as origens culturais e étnicas, que zelaram pela vida cristã e foram “luz do mundo e sal da terra”. Graças a essa multidão anônima de discípulos de Jesus Cristo, conhecidos por Deus, a Igreja de São Paulo foi edificada, a fé foi celebrada, testemunhada e transmitida e chegou até nós.

Nós não somos os primeiros e não seremos, certamente, os últimos membros desta Igreja de São Paulo. Somos apenas o elo atual na imensa e forte corrente de transmissão da fé e do patrimônio da vida cristã, que a Igreja possui e coloca ao serviço da humanidade! Temos a graça de ser herdeiros desse patrimônio espiritual, cultural e religioso da Igreja em São Paulo. Quem nos precedeu, enfrentou as mil dificuldades do seu tempo; nenhuma época foi simplesmente propícia à vida da Igreja e ao testemunho cristão na cidade. Hoje é nossa vez de sermos luz de Cristo na cidade, sal e fermento dessa massa humana imensa, onde a força do Evangelho não pode faltar para humanizar a cidade e propor continuamente à cidade dos homens os grandes ideais e metas da “cidade de Deus”, a Jerusalém celeste.

Nosso sínodo arquidiocesano é um chamado à sincera e humilde escuta de Deus, na disponibilidade para ouvir o que o Espírito diz à nossa Igreja em São Paulo. Queremos levar a sério a Palavra de Deus e a missão que Jesus Cristo confiou à Igreja e, hoje, confia a nós. Queremos levar a sério a palavra da Igreja que, há tempos e de muitas maneiras, nos chama a discernir os sinais dos tempos e a perceber o que Deus está a nos dizer através das circunstâncias que hoje vivemos e a Igreja enfrenta. Queremos estar atentos à voz do Espírito, que nos fala através da realidade eclesial, religiosa, social e cultural que nos cerca. Por isso, o sínodo está sendo feito como um “caminho do comunhão, conversão e renovação missionária” de nossa Igreja em São Paulo.

Abrimos hoje os trabalhos do 3º ano do nosso sínodo arquidiocesano, ano que será todo dedicado à assembleia sinodal arquidiocesana. Os primeiros dois anos foram preparatórios, para chegarmos a esta grande assembleia. O caminho já percorrido nos dois primeiros anos foi muito importante para uma tomada de consciência sobre o conjunto da vida da nossa Arquidiocese. Este ano será acompanhado pela pergunta de São Paulo, no momento do seu grande encontro com Jesus ressuscitado às portas de Damasco: Senhor, o que devemos fazer? A assembleia arquidiocesana terá a missão de traduzir o tema e o lema do sínodo em propósitos operativos em vista de novas atitudes e práticas missionárias e pastorais da Igreja em São Paulo. O que percebemos a partir dos dados da realidade, a partir do olhar de fé no discernimento feito à luz do Evangelho, deverá ser expressado neste 3º ano em propostas e propósitos que levem a aprofundar a comunhão eclesial, a realizar a conversão e a renovação missionária, tão urgentes em nossa Igreja.

Nossa assembleia sinodal arquidiocesana trabalhará arduamente para alcançar as metas que nos propomos, sempre confiando na ação do Espírito Santo. Teremos sete sessões da assembleia, ao longo do ano, esperando chegar ao final de novembro com um elenco de propostas significativas para a renovação missionária de nossa Igreja em São Paulo. As propostas sinodais assumidas pela assembleia deverão, após o sínodo, nortear a renovação dos planos e orientações pastorais e administrativas nos variados campos da vida e da ação da nossa Igreja, em vista da realização de nossa missão em comunhão e espírito sinodal. Também as paróquias e setores da nossa Arquidiocese terão o seu momento de participação na assembleia sinodal arquidiocesana. Em junho, todas as comunidades serão chamadas a participar da elaboração das propostas sinodais, conforme ainda será orientado no momento oportuno.

O sínodo, por certo, não produzirá efeitos automáticos e instantâneos. O que esperamos, é que ele possa desencadear processos que levem, com o passar do tempo, a produzir os frutos de comunhão, conversão e renovação missionária. Temos confiança na ação do Espírito Santo, verdadeiro animador e guia do sínodo e da vida eclesial. E temos a firme certeza de que ele suscitará os frutos do sínodo a seu tempo. Por isso, nesta abertura da assembleia sinodal, nós o invocamos com fé e fervor. E o invocaremos a cada sessão, ao longo do ano.

Recomendo a todo o povo da Arquidiocese, em privado e em suas comunidades, a constante oração ao Espírito Santo pelo bom êxito do sínodo. E também recomendamos esta assembleia sinodal à intercessão dos Santos, nossos irmãos da Igreja celeste. Que na assembleia dos eleitos, eles invoquem sem cessar sobre para nós a ajuda de Deus. E seu exemplo nos ajude e encoraje a seguirmos seus passos, fazendo hoje aquilo que eles souberam tão bem fazer no tempo em que estavam entre nós.

Agradeço a todos os que organizaram com esmero esta celebração de abertura dos trabalhos da Assembleia sinodal arquidiocesana. Deus os recompense.

Convoco novamente os membros da assembleia arquidiocesana para participarem, com muita disposição, dos trabalhos da assembleia em todas as 7 sessões, a partir do dia 21 de março próximo.

Agradeço, desde já, aos Padres Paulinos, que nos acolherão na FAPCOM para a realização de nossa assembleia. Deus os recompense!

Convido toda a comunidade arquidiocesana a se manter unida e interessada nos trabalhos do sínodo, rezando continuamente pelos bons frutos do sínodo.

 

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo