Jovens na Polônia: a experiência da misericórdia

A A
13/07/2016 - 09:30

Aproxima-se a 39ª Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Cracóvia, na Polônia, de 26 a 31 de julho. Jovens de muitíssimos países já se põem a caminho, mochilas nas costas, bandeira na bagagem e celular na mão, para enviar tantas imagens, filminhos e mensagens pelas mídias sociais aos amigos e familiares. Esta Jornada será conectada em altíssima escala.

Onde há jovens, há alegria e festa; há violão, música e manifestações de criatividade espontânea. Eles vão com fé e alegria, para descobrir o mundo e para encontrar outros jovens de culturas, raças, línguas e jeitos diversos. Mas todos estarão animados pela mesma esperança de que é possível construir juntos um mundo bom para todos.


Eles mesmos já são o rosto dessa humanidade boa sonhada, feliz por se encontrar e conviver, pronta para compartilhar e se solidarizar. Levam poucas coisas, não necessitam de muito, pois ainda não estão amarrados a tantos bens supérfluos. Seu coração está livre para sonhar e amar, para confraternizar, para olhar para o futuro.
 

Cracóvia os recebe de braços abertos. Cidade antiga e culta, ela vai encher-se de jovialidade e beleza. São João Paulo II ali foi bispo e cardeal antes de ser eleito papa; ele espera pelos jovens para abençoá-los. Ali também estará o Papa Francisco, a convidar os jovens para serem misericordiosos como o Pai.


O tema da Jornada - “felizes os misericordiosos” – está inteiramente relacionado com o Ano Santo extraordinário da Misericórdia. A Jornada é organizada como uma grande peregrinação e os jovens participarão de várias experiências de encontro com a misericórdia de Deus e de prática da misericórdia. Não faltará a Porta Santa da Misericórdia e haverá muitas oportunidades para receber o perdão sacramental. Pontos fortes serão as três manhãs de catequeses, em vários locais, onde cardeais e bispos tratarão da misericórdia com os jovens e os convidarão a serem misericordiosos como o Pai do Céu.


A partir de 28 de julho, o Papa Francisco estará na Jornada e terá vários encontros com os jovens. A misericórdia tem a ver com o coração de Deus e vem do coração o impulso para a ação misericordiosa. Mas antes, Francisco os convidará a entrarem no coração do Pai misericordioso e de Jesus, misericordioso Salvador e irmão da humanidade. Todos precisam experimentar a misericórdia e essa experiência muda a vida e faz abrir o coração ao próximo necessitado de nossas obras de misericórdia.


Francisco pedirá aos jovens que pratiquem as obras de misericórdia pois, por elas, seremos salvos: “felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”, ensinou Jesus (Mt 5,7). Os jovens sonham em ser felizes, e o caminho da felicidade está indicado: sejam misericordiosos para com os irmãos que sofrem e não fechem seu coração no individualismo egoísta e sufocante.


Em Cracóvia encontra-se o Santuário da Divina Misericórdia, onde Santa Faustina Kowalska, bem conhecida de São João Paulo II, teve suas experiências místicas e as transmitiu à humanidade. A misericórdia é de Deus, é divina, e quem a prática tem algo em comum com Deus. Por isso, será feliz e alcançará misericórdia.
Mas perto dali também está situado o campo de concentração e extermínio de Auschwitz, onde o regime nazista matou e queimou inumeráveis judeus e outros cidadãos por puro preconceito e ódio irracional. É um testemunho permanente da falta de respeito pelo homem, pela justiça e a misericórdia.

Muitos jovens peregrinarão também para lá e serão tocados pelo grito silencioso das vítimas: “nunca mais, nunca mais!”.


A falta de misericórdia deixa o coração árido e duro, a ponto de não ter mais sensibilidade diante do sofrimento do próximo, nem ser mais capaz de compaixão. A falta de misericórdia mata. A misericórdia torna sensíveis e disponíveis diante da dor alheia, restaura e faz viver. Os jovens, que farão fortes experiências de misericórdia na Jornada, poderão ajudar a mudar a cultura da violência e do ódio no mundo.-

------------

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo Metropolitano de São Paulo

Publicado no Jornal O SÃO PAULO - Edição 3110  de 14   a 19 de julho de 2016