Jubileu de Ouro de Dom Paulo

A A
28/06/2016 - 20:30

No próximo sábado, dia 2 de julho, vamos comemorar o Jubileu de Ouro episcopal do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo emérito de São Paulo. A Missa será às 10h00, na Catedral da Sé. Todos estão convidados a participar.

Temos motivos de sobra para celebrar a ação de graças a Deus pelos 50 anos de ministério episcopal de Dom Paulo, dedicados com grande generosidade ao serviço de Deus e de seu povo na Arquidiocese de São Paulo.

Dom Paulo recebeu a ordenação episcopal em 03 de julho de 1966 e começou como Bispo Auxiliar de São Paulo em 1966, cuidando da Região Episcopal Santana. O Arcebispo, então, era o Cardeal Dom Agnelo Rossi. Em seguida, Dom Paulo foi nomeado Arcebispo de São Paulo pelo Papa Paulo VI. Esta Igreja particular foi servida por ele até à sua renúncia, em 1998, por ter alcançado 75 anos de idade.

Foi um período muito difícil em nossa história, com o regime de exceção e a repressão política. Dom Paulo, além de sua dedicação religiosa ao povo, empenhou-se com energia na defesa da dignidade humana, da justiça social e das liberdades democráticas. Na Arquidiocese, deu especial atenção aos pobres, estimulando a formação de comunidades da Igreja e sua atuação pastoral em todas as periferias pobres da cidade.

Dom Paulo marcou esta Arquidiocese e a cidade de São Paulo com sua presença de pastor e sua palavra profética. Foram 50 anos de muitos frutos para esta Igreja! Como Cardeal da Igreja, ele também deu sua contribuição para a Igreja no mundo todo, colaborando com os Papas Paulo VI e São João Paulo II em diversas Comissões e Conselhos Pontifícios.

Por tudo isso, vamos agradecer e pedir juntos que Deus continue a abençoar Dom Paulo nesta vida e lhe dê a recompensa dos servidores do Evangelho na vida eterna.

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo metropolitano de São Paulo

 Publicado no Folheto Litúrgico "Povo de Deus em São Paulo", edição de 26/6/2016