Arquidiocese de São Paulo celebra seu patrono e o aniversário da cidade

A A
No aniversário de 463 anos da cidade, Cardeal Scherer pede a intercessão do Apóstolo São Paulo pela Igreja e a população
Publicado em: 25/01/2017 - 23:15
Créditos: Renata Moraes

A Catedral da Sé está lotada, nesta quarta-feira (25), dia em que celebramos a festa da conversão de São Paulo Apóstolo, e os 463 anos de fundação da capital paulista.

A missa foi  presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano e concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese, sacerdotes, bispos das igrejas católicas de rito oriental.

Nesta celebração também registrou-se  a presença de líderes cristãos ortodoxos e de outras tradições religiosas. Entre as autoridades civis, estavam  presentes o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, João Doria.

No início da celebração o Cardeal Scherer saudou as autoridades e religiosos presentes e todo o povo.  O arcebispo falou sobre a  comemoração  desta data e sua importância, recordando que a  cidade  nasceu em torno de um colégio e de uma capela.  Parabenizando a cidade e toda a população que aqui vivem, nas mais variadas representações de vida,cultura, trabalho e fé. A capital paulista hoje é considerada a cidade mais populosa do Brasil, com aproximadamente 12 milhões de habitantes.

Dom Odilo destacou também que nesta data a Arquidiocese de São Paulo celebra o seu padroeiro. “São Paulo Paulo Apóstolo que também dá nome ao estado e a cidade, e a Arquidiocese é o nosso padroeiro  e também padroeiro da cidade desde 1958 declarado pelo Papa Pio XII”.


Ao discursar sobre as prioridades da cidade, Dom Odilo ressaltou que a cidade precisa priorizar a educação de boa qualidade para todos. E se dirigindo aos governantes presentes exclamou: “Faço votos para que seus serviços à cidade possa reverter em benefício de todo o povo, dando atenção prioritária aos mais pobres, fragilizados e excluídos de nossa população”.

Pedindo que Deus ilumine o oriente as decisões dos governantes, responsáveis pela condução do bem comum. “Que o Apóstolo São Paulo,padroeiro dessa cidade interceda por todos nós!”

O prefeito João Doria também fez uso da palavra  e expressou seu compromisso na gestão municipal. “ Desejo que a cidade esteja protegida, e que é dos seus dirigentes o compromisso com os mais pobres, os mais humildes e os excluídos. Se unirmos a  missão do poder público com a solidariedade da comunidade  e das pessoas, a nossa  cidade será mais justa, mais humana e mais bela”.

Na mesma linha de discurso, o governador Geraldo Alckmin parabenizou o aniversário da cidade, dando ênfase de que a cidade de São Paulo se transformou na  terceira maior metrópole do mundo, destacando que é a capital paulista “é uma terra de coração grande, que acolheu e acolhe pessoas de todo o Brasil e do mundo”.

 

 

Atentos ao chamado de Deus

Em sua homilia, o arcebispo refletiu sobre as leituras bíblicas do dia, recordando a conversão de São Paulo narrada pelo próprio Apóstolo.  “A conversão de São Paulo foi uma obra da graça de Deus, uma obra extraordinária. Nesta festa, nossa arquidiocese e nossa Igreja de São Paulo roga ao seu padroeiro e pede sua intercessão a Deus”. O arcebispo também reforçou que devemos sempre agradecer a Deus pelo testemunho de fé cristã do Apóstolo Paulo.

Por fim , Dom Odilo animou a todos a seguirem o exemplo do Apóstolo São Paulo, de estarem atentos a voz de  Deus e de renovarem o propósito de seguir nos caminhos do bem.

“ Na festa da conversão de São Paulo, somos convidados a olhar o exemplo de Paulo, o homem  que aceitou o desafio de mudar de vida radicalmente, dando ouvidos a voz de Deus  e a voz de Cristo que o chamava  e lhe cobrava uma atitude”.  E completou: “ Para todos existe a possibilidade de ouvir a voz de Deus e  de seguir o que essa voz diz. Deus procura nos encontrar em todos os caminhos”.

As comemorações pelo aniversário de 463 anos de São Paulo, começaram com um ato cívico, no Pátio do Colégio, durante o qual houve a deposição de coroas de flores no monumento Glória Imortal dos Fundadores de São Paulo. O Cardeal Scherer e o prefeito João Doria participaram da solenidade. Após o final da missa houve a apresentação musical da Orquestra do Instituto GPA.