Sete novos Padres serão ordenados por Dom Odilo

A A
No próximo sábado (3), Cardeal Odilo Pedro Scherer ordenará sete novos padres para servir o povo de Deus e a Igreja de São Paulo
Publicado em: 29/11/2016 - 21:30
Créditos: Larissa Freitas, Milena Guimarães e Renata Moraes

No sábado, 3, a Arquidiocese de São Paulo estará em festa. Sete diáconos transitórios serão ordenados sacerdotes pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano. A missa será às 15h na Catedral da Sé.

Após nove anos de formação serão ordenados padres os diáconos  transitórios: Túlio Felipe de Paiva,27, Gilson Frank dos Reis, 40, Rafael Alves Pereira Vicente, 29, Ailton Bernardo de Amorim, 50, Orisvaldo da Silva Carvalho,30, Bruno Muta Vivas,28 e Paulo Gomes da Silva,37.

O chamado

O chamado vocacional teve início na Igreja primitiva, quando os discípulos ouviram a aclamação do povo e disseram-lhes: "Não é conveniente que abandonemos a Palavra de Deus para servir às mesas. Procurai, antes, entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos desta tarefa. Quanto a nós, permaneceremos assíduos à oração e ao ministério da Palavra. “ (cf. At 6, 3-6). Entre os serviços ministeriais da Igreja Católica, o presbiterado é o segundo grau do sacramento da Ordem.  Vindo do latim Pater, padre significa pai e na vivência em comunidade não poderia ser diferente, o padre é uma figura paterna, ele auxilia e educa os seus filhos na fé. O padre tem a missão de pregar o evangelho por onde caminha, com os ensinamentos que Jesus Cristo deixou para que continuassem a sua tarefa na terra. A missão dos 7 novos padres da Arquidiocese é construir comunidades, entender a alma humana e perdoar os pecados, evangelizar, unir e alimentar a comunidade por meio da Eucaristia.

Em entrevista ao Portal ARQUISP, eles falaram sobre o caminho vocacional que percorreram.

‘É possível ser padre e ser feliz’

O jovem Túlio, que pertence ao Seminário Redemptoris Mater, ligado ao Caminho Neocatecumenal, sentiu o chamado à vocação sacerdotal durante a adolescência. “O seminário do qual hoje faço parte, fez uma peregrinação na minha cidade e meus pais acolheram dois seminaristas em minha casa. Eu tinha treze anos, eu era um adolescente. Conversando com eles, eu perguntei: ‘É possível ser padre e ser feliz? ’ E eles me responderam que sim, que eles estavam muito felizes! Aquilo me chamou a atenção, porque na minha cabeça padre era sinônimo de infelicidade”.  A partir deste relato despertou sua vocação. “Eu vi a alegria deles, a alegria de estar na missão e percebi que era possível ser padre e ser feliz”.  Túlio Felipe de Paiva, 27.

Primeira missa:

Domingo, 4 de dezembro – 8h30 Paróquia Santa Bernadete - Região Belém (Avenida do Oratório, 4246, Vila IVG)

Para Bruno, originário da Paróquia Nossa Senhora do Brasil (Região Sé), o chamado foi bem diferente. “Foi muito simples o chamado vocacional, intenso interiormente, surgiu de uma inquietação na oração, foi crescendo, virou um pensamento que foi tomando conta do meu coração, da minha vida”. Seu lema sacerdotal é: “Ave ó cruz, sois nossa única esperança”. Bruno Muta Vivas, 28.

Primeiras Missas:

Domingo, 4 de dezembro - 12h30 - Paróquia Nossa Senhora do Brasil – Região Sé (Praça Nossa Senhora do Brasil, 01, Jardim América)

Domingo, 4 de dezembro - 18h - Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Região Santana (Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 2249, Vila Albertina)

O cuidado com os enfermos

O Diácono Rafael iniciou sua caminhada vocacional na Paróquia São Luiz Gonzaga (Região Brasilândia), e foi durante os encontros do grupo de Crisma, aos 19 anos, que ele sentiu o chamado para seguir a vida sacerdotal.  “Desde criança sempre gostei também da área da saúde, eu me formei também em Fisioterapia. Logo o cuidado com os enfermos sempre esteve presente na minha vida, não somente no trabalho profissional, mas também com pessoas e parentes doentes”.  Rafael confidencia que essa aptidão também se relaciona com seu lema sacerdotal: “Porão as mãos sobre os enfermos e os curarão”. Rafael Alves Pereira Vicente, 29.

Primeiras Missas: 

Domingo, 4 de dezembro - 11h Paróquia São Luís Gonzaga – Região Brasilândia (Praça Dom Pedro Fulco Morvidi, 1, Vila Pereira Barreto)

Domingo, 4 de dezembro - 19h   Paróquia São Francisco de Assis - Região Lapa (Avenida General Mac Arthur, 1130, Jaguaré)

Paroquiano de Santa Maria Madalena (Região Belém) o futuro sacerdote Ailton escolheu como lema sacerdotal " Eu sei em quem pus minha confiança” (2Tm 1,12), com o desejo de dedicar-se totalmente a Deus, ele sentiu o chamado em seu coração quando era catequista em sua comunidade. “Eu ajudava em tudo na Paróquia e me sentia muito feliz, hoje sei que a vontade de Deus está se realizando em minha vida”.  Ailton Bernardo de Amorim,50

Primeiras Missas:

Domingo, 4 de dezembro -10h - Paróquia Santa Maria Madalena - Região Belém (Avenida Primavera de Caiena, 43, Parque Santa Madalena)

Domingo, 11 de dezembro -08h – Paróquia Espírito Santo – Região Brasilândia (Rua Nícia Coutinho Patrício, 415, Vila Penteado)

Domingo, 11 de dezembro - 10h – Comunidade São José - Região Brasilândia (Rua Antônio de Almeida Viana, 22, Jardim Guarani)

 

Nascido na cidade de Monte- Santo (BA), Diácono Orisvaldo assim que chegou em São Paulo em 2004 começou a frequentar assiduamente o Santuário São Judas Tadeu (Região Ipiranga), e a partir da vivência paroquial notou os primeiros sinais de sua vocação. “Confesso que o meu chamado se deu no primeiro dia em que entrei no Santuário para participar da missa e percebi o quanto me chamaram a atenção os gestos do padre durante a consagração. Ali percebi a total entrega a Deus no momento da Eucaristia. Ali senti o chamado mais profundamente em minha vida, ou seja, a vida religiosa”. Seu lema sacerdotal:  O espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou e me enviou (Lc 4,18)”. Orisvaldo da Silva Carvalho, 30                                                                                              

Primeiras Missas:

Domingo, 4 de dezembro - 12h - Santuário São Judas Tadeu – Região Ipiranga (Avenida Jabaquara, 2682, Jabaquara)

Domingo, 4 de dezembro -18h30 - Paróquia Nossa Senhora da Anunciação –Região Santana (Rua Maria Cândida, 507, Vila Guilherme)

Missão Belém

“A minha paróquia de origem é a rua, eu vim de uma realidade de rua, onde Deus foi me buscar, Ele me resgatou através de uma pessoa, comecei uma caminhada séria com Deus”, contou Gilson que é missionário da Missão Belém.  Semelhante ao jovem rico do evangelho, Gilson sentia que faltava algo mais em sua vida. “Vai dá tudo aos pobres, vem e segue-me. Quando descobri esse chamado eu deixei todas as coisas, dentro desse caminho eu entendi também a vocação a sacerdócio”. Gilson Frank dos Reis, 40 anos

Primeiras Missas:

Domingo, 4 de dezembro – 10h - Casa Guadalupe, da Missão Belém (rua Doutor Clementino, 608, ao lado do Metrô Belém). Concelebra missa com Paulo

Domingo, 4 de dezembro – 16h - Sítio São Miguel Arcanjo (Rua Jar-Gino 707 Vale do Cisne Bairro Maracanã,Jarinu)

Com o lema sacerdotal: ‘Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho”, o jovem Paulo define seu chamado para a evangelização nas ruas, com os mais pobres. Também missionário da Missão Belém, ele terminou um relacionamento de 9 anos, para seguir seu coração e sua missão. “É o que eu sinto, eu sinto como força do meu chamado, da minha vocação, é o que me motiva. Por isso meu lema, ai de mim se eu não anunciar o evangelho, que tem tudo a ver com a minha história, com a minha vida, com a minha vocação e com o meu chamado”.  Paulo Gomes da Silva, 37

Primeiras Missas:

Domingo, 4 de dezembro – 10h - Casa Guadalupe, da Missão Belém (rua Doutor Clementino, 608, ao lado do Metrô Belém).

Domingo, 4 de dezembro – 16h - Sítio São Miguel Arcanjo - Concelebra missa com Gilson. (Rua Jar-Gino 707 Vale do Cisne Bairro Maracanã, Jarinu)

Histórias distintas, mas que se cruzam em diversos aspectos, sete homens que serão fiéis colaboradores da Ordem Episcopal, servindo a Deus, a Igreja e ao povo na Arquidiocese de São Paulo.

A celebração será transmitida, ao vivo, pela TV Ultrafarma e poderá ser acompanhada em nosso site: arquisp.org.br/aovivo