Belém, a casa do Pão: a capital Eucarística do Brasil

A A
Entre os dias 15 e 21 de agosto a capital paraense acolhe católicos de todo o Brasil, que professam publicamente a sua fé na Eucaristia.
Publicado em: 16/08/2016 - 10:45
Créditos: Renata Moraes /Especial em Belém (PA) - Fotos: Salim Wariss

Reunidos em torno da mesa da Eucaristia, cerca de  35 mil pessoas foram ao  Estádio Olímpico do Pará, popularmente conhecido como Mangueirão, na noite da segunda-feira (15), para a abertura do XVII Congresso Eucarístico Nacional, em Belém (PA).Depois de seis anos de preparação, a capital paraense sedia pela segunda vez um Congresso Eucarístico, e abre suas portas para acolher toda a Igreja e tornar-se a capital eucarística do Brasil, até o próximo domingo (21).

Com o tema:“Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”, a edição deste ano marca as comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de Belém, e o quarto centenário da Evangelização da Amazônia. Segundo estimativa da organização, todo o evento reunirá aproximadamente 500 mil pessoas, dentre eles  300 bispos, 1500 padres, e 50 mil  congressistas, para professarem publicamente sua na presença real de Cristo na Santíssima EucaristiaDa Arquidiocese de São Paulo participam o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, seus bispos auxiliares e alguns padres do clero diocesano.

A abertura solene contou com a presença de autoridades civis e eclesiásticas, além de centenas de leigos vindos de vários lugares do país, religiosos e religiosas, padres, bispos e cardeais. Destacando a presença do Dom Giovanni D’Anielo, Núncio Apostólico no Brasil, que leu a carta que o Papa Francisco escreveu ao Cardeal Claúdio Hummes, Legado Pontíficio para o CEN 2016, isto é o enviado especial do Pontífice. A carta enfatizava a  necessidade de colocar em prática a mensagem de Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura, quem crer e for batizado será salvo”.Na mensagem, o Papa Francisco exorta a Igreja a fortalecer a do povo com a catequese e a oração, lembrando a importância da vivência do amor na vida cotidiana.Recordando também que a família é uma igreja doméstica, lugar onde nasceram e cresceram gerações de cristãos e missionáriosO clima do estádio era de profunda devoção  e expressão da fé  na Eucaristia, com velas nas mãos, o povo saudou a  imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade de Belém, que foi entronizada no início da celebração.

‘Cristo aponta para a Amazônia’

A missa de abertura foi presidida pelo Legado Pontíficio,o  Cardeal  Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, e Presidente da Comissão para a Amazônia da CNBB. Na homilia, Dom Cláudio reforço a importância da Sagrada Comunhão. “A Eucaristia é fonte de toda  Evangelização,é a Eucaristia o centro da Igreja”.

Ao falar sobre os desafios da Igreja na Amazônia, o Cardeal Hummes reforçou sobre a necessidade do  cuidado com a Casa Comum e a preservação da natureza, citados por Papa Francisco na encíclica Laudato Si. 

Sobre o tema: Eucaristia e Partilha Missionária, recordando os Discípulos de Emaús que reconheceram Cristo ao partir o Pão, Dom Cláudio enfatizou: “Os povos da Amazônia reconhecerão o Cristo, se repartimos com eles o  nosso pão:,o pão material e o Pão Espiritual”Ao citar o Beato Paulo VI, Cardeal Hummes recordou a necessidade de renovar a urgência missionária e o cuidado com os indígenas. Cristo aponta para a Amazônia”Ao final da celebração, uma grande procissão eucarística, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento, emocionou os católicos presentes no  Mangueirão. Entoando cantos tradicionais de exaltação à Sagrada Eucaristia, marcando assim o primeiro dia do Congresso Eucarístico Nacional 2016.

A origem do Congresso Eucarístico

Por iniciativa de um grupo de leigos apoiados por São Pedro Julião Eymard, o primeiro congresso eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille, na França.  Reunindo milhares de fiéis católicos, religiosos, bispos e padres, vindos de vários países da Europa.

No Brasil, o primeiro Congresso aconteceu em 1933, em Salvador (BA), com o tema: “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Ao todo já foram realizados em solo brasileiro  16 Congressos Eucarísticos Nacionais. O último em 2010, aconteceu em Brasília , com o tema: “Eucaristia, Pão da Unidade dos Díscipulos Missionários”.

O texto-base para o XVII Congresso Eucarístico Nacional descreve as principais características dos congressos eucarísticos: “Aprofundar a doutrina cristã sobre a Eucaristia; prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento; manifestar a universalidade e a unidade da Igreja e sua dimensão missionária. Irradiar para a Igreja e a sociedade os frutos da Eucaristia na ação social; e realizar seminários temáticos públicos específicos, com temas ligados a teologia da Eucaristia”.

O XVII Congresso Eucarístico Nacional é promovido pela Arquidiocese de Belém. A cidade de Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616. Elevada a Arquidiocese em 1 de maio de 1906 pelo Papa São Pio X. Seu atual arcebispo é Dom Alberto Taveira Côrrea, a Arquidiocese possui 86 paróquias, seis regiões episcopais, 234 clérigos, 13 Cônegos e 152 Diáconos Permanentes. Com 56 Congregações Religiosas, 22 pastorais, 21 Movimentos Eclesiais e 18 Novas Comunidades.