Cardeal Scherer e Dom Devair falam sobre temas tratados em Aparecida

A A
Em transmissão ao vivo pelo Facebook, eles responderam a perguntas de internautas sobre a tradução do Missal Romano, eleições da CNBB e reforma da Previdência
Publicado em: 03/05/2019 - 12:15
Créditos: Redação

Na quinta-feira, 2, foi realizada mais uma edição da transmissão ao vivo na página do Facebook da Arquidiocese de São Paulo, promovida pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo; e Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para Pastoral da Comunicação.

A iniciativa será frequente durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, que vai até o dia 10, em Aparecida (SP). De segunda a sexta-feira, às 17h30, Dom Odilo e Dom Devair fazem um resumo dos trabalhos realizados e respondem a perguntas dos internautas sobre a Assembleia Geral da CNBB, ao vivo, que podem ser feitas por meio dos comentários da transmissão.

A próxima transmissão ao vivo, no Facebook da Arquidiocese de São Paulo, será nesta sexta-feira, às 17h30.

TRADUÇÃO DO MISSAL

Após um trabalho integrado de 12 anos, a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos da CNBB terminou a tradução da terceira edição do Missal Romano, atendendo a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Dom Odilo, disse que se trata de uma revisão e não uma mudança no Missal Romano.

“Nós não vamos mudar o missal, pois a CNBB nem tem autoridade para isso. A questão do missal e da disciplina da Liturgia é de competência da Santa Sé e do magistério da Igreja, pois ninguém pode mudar o missal. O que as Conferências Episcopais estão fazendo é ajustar as traduções dos textos litúrgicos para que eles sejam os mais fiéis possíveis aos originais em Latim”, reforçou Dom Odilo.

A expectativa em torno de quando a edição estará pronta para utilização é grande, mas ainda há fases que precisam ser cumpridas para que se tenha o missal em mãos, como a aprovação dos episcopado brasileiro e da Santa Sé. Dom Devair reafirmou o cuidado necessário com as fake news sobre o assunto.

“Esse pergunta nos ajuda a esclarecer as fake news que surgem durante a assembleia, mas o importante é mostrar esse caminho da revisão dessas traduções. Tudo isso é submetido novamente para revisão da Santa Sé, não se trata de uma mudança, mas de uma verificação”, afirmou Dom Devair.

ELEIÇÕES NA CNBB

A cada quatro anos, com pauta especial, como é o caso da atual edição, a Assembleia Geral da CNBB aborda a eleição da presidência da entidade para o período de 2019 a 2023, que inclui o presidente, o vice-presidente e o secretário-geral, além dos presidentes das 12 Comissões Episcopais de Pastoral.

O internauta Alberto Rassi questionou sobre possíveis nomes para a eleição da presidência da CNBB.

“Não existe palanque eleitoral, candidaturas ou formação de chapas durante a Assembleia. O que existe são conversas entre os bispos e teremos um dia quando os regionais da CNBB se reunirão e vão conversar e levantar nomes para os diversos cargos, todos os 18 regionais vão fazer isso”, disse Dom Odilo.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Nilo Silva perguntou: “Mas há conversa sobre a reforma da Previdência? Ou vão ignorar?”

O Cardeal respondeu: “Claro que há conversas sobre a reforma da Previdência, inclusive já houve uma manifestação da CNBB sobre o Dia do Trabalho. Faz parte das discussões quando existe o tema para isso, mas evidente que os bispos não estão reunidos para debater o tema. Nós faremos alguma manifestação em relação as propostas da reforma, mas o objetivo da Assembleia não é o debate sobre o assunto”.

Como recordou Dom Devair, os bispos que integram o Conselho Permanente da CNBB se reuniram em março e emitiram uma mensagem, na qual demonstram preocupação com a Reforma da Previdência – PEC 06/2019.

MENSAGEM DA CNBB

TODOS OS DETALHES DA ASSEMBLEIA

Diariamente, acompanhe os detalhes sobre a 57ª Assembleia Geral da CNBB no site do jornal O SÃO PAULO e nos noticiários da rádio 9 de Julho.

(Edição: Flavio Rogério Lopes, a partir de informações da Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de São Paulo)

LEITA TAMBÉM

Cardeal Scherer e Dom Devair respondem perguntas dos internautas