Cardeal Scherer: ‘O nosso futuro é evangelizar as cidades’

A A
O Arcebispo Metropolitano falou durante o programa Encontro com o Pastor, da rádio 9 de Julho das novas diretrizes da Igreja do Brasil
Publicado em: 02/05/2019 - 16:00
Créditos: Jenniffer Silva

O segundo dia dos trabalhos da 57ª Assembleia Geral da CNBB teve início com missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, nesta quinta-feira, 2, na Brasília do Santuário Nacional de Aparecida.

Dom Giovanni acolheu os 14 bispos que foram nomeados pelo Papa Francisco para dioceses brasileiras entre abril de 2018 a abril deste ano. O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, comentou sobre a nomeação dos bispos, durante o programa “Encontro com o Pastor”, da rádio 9 de Julho, que vai ao ar diariamente, de segunda-feira a sábado, às 12h.

O Cardeal explicou que a média de Bispos nomeados a cada ano, é de 12 a 14, e que em um período de dez anos, o número é de 150 novos prelados.

NOVAS DIRETRIZES

Dom Odilo salientou, ainda, sobre as primeiras reflexões deste segundo dia de encontro, que tem como proposta definir as novas diretrizes para a Igreja no Brasil e para as Comissões Episcopais para os próximos quatro anos. O Arcebispo considera como principal prioridade das novas diretrizes a atual realidade em que mais de 80% da população vive nas grandes cidades e do aumento da cultura urbana.

“É importante que nós nos ocupemos disso. O nosso futuro é evangelizar as cidades para que sejam um ambiente digno da vida, da fraternidade e da justiça”, reiterou o Cardeal, que também pediu orações para que os bispos tomem as melhores decisões ao longo da Assembleia.

Além disso, Dom Odilo enfatizou o trabalho de adequação do Missal Romano, Liturgia das Horas e textos litúrgicos, que estão sendo realizados e que são de responsabilidade dos Bispos, conforme pedido pela Santa Sé. Ele esclareceu que não se trata de mudanças, mas de uma maior aproximação na tradução da liturgia brasileira com a de Roma.

ROMARIA ARQUIDIOCESANA

O Arcebispo Metropolitano encerrou o programa convidando a Igreja em São Paulo para a 118ª Romaria Arquidiocesana à Aparecida. A missa presidida pelo Cardeal será às 10h, na Basílica do Santuário Nacional.

TODOS OS DETALHES DA ASSEMBLEIA

Diariamente, acompanhe os detalhes sobre a 57ª Assembleia Geral da CNBB no site do jornal O SÃO PAULO e nos noticiários da rádio 9 de Julho.

CNBB / Arquivo 2018