Cardeal Scherer: ‘São José continua sendo cuidador dessa família, a Igreja, nosso intercessor’

A A
O Arcebispo de São Paulo presidiu na festa do Patrono Universal da Igreja na Paróquia São José do Belém, nesta terça-feira, 19
Publicado em: 19/03/2019 - 18:45
Créditos: Jenniffer Silva

A Paróquia São José do Belém, na Região Episcopal Belém, esteve lotada para a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, na memória litúrgica de São José, na tarde desta terça-feira, 19.

A festa preparada para o protetor da Sagrada Família foi resultado da grande mobilização da comunidade paroquial fundada em 15 de agosto de 1897, e que neste ano acolheu, poucos meses antes de celebrar seu padroeiro, o Padre Marcelo Maróstica como novo Pároco.

Padre Marcelo, que concelebrou a missa das 15h ao lado do Arcebispo de São Paulo, enalteceu a devoção dos fiéis ao Santo e a grande participação em todas as missas realizadas ao longo do dia.

SÃO JOSÉ, AMADO POR DEUS E PELA IGREJA

Na homilia, o Cardeal destacou a missão de São José em acolher a Virgem Maria e seu filho, do zelo com a mãe do Filho de Deus, e com a Sagrada Família, que resultou em uma total obediência e cumprimento da missão estabelecida a ele. É por esse motivo, segundo Dom Odilo, que a Igreja admira o cuidador de Jesus e deposita nele a confiança de intercessão paterna.

“São José, grande escolhido por Deus no céu, e por isso nós podemos olhar para ele com alegria, esperança, com confiança para recorrer a ele. São José foi declarado patrono, isto é, cuidador – pai – padroeiro de toda a Igreja, ele é o patrono universal”, continuou.

PROTETOR

Dom Odilo lembrou, ainda, do início do pontificado do Papa Francisco, que em 2019 completa seis anos, no mesmo dia da festa de São José e das palavras do Santo Padre ao pedir para que o Santo o ajudasse a cuidar da Igreja e sua missão com os católicos de todo o mundo.

PATRONO UNIVERSAL DA IGREJA

Aos pés da cruz, Jesus fez de Maria, sua mãe, mãe de todos os povos. Este ato, segundo o Arcebispo, fez também de São José cuidador de toda a família de Cristo, não só mais Jesus, Maria e José: “Todos nós somos filhos de Maria por Deus quis assim. São José hoje tem muito trabalho, a família aumentou. São José continua sendo cuidador dessa família, a Igreja, nosso intercessor”.

ATENÇÃO ÀS FAMÍLIA

O Cardeal falou também do massacre ocorrido na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), no dia 13. Ele pediu ao pais para que estejam atentos à educação de seus filhos: “Não terceirizem a educação dos filhos, cuidem vocês mesmos daquilo que é importante para a vida deles, sejam cuidadores da sua família como São José”.

Dom Odilo encerrou a homilia encorajando os pais a pedirem a intercessão do Patrono das Famílias na tarefa de educar seus filhos: “Peça que São José ajude, que São José interceda. Um homem justo, um homem bom, um homem prudente. Pais, vocês precisam dessa sabedoria, dessa prudência, dessa retidão e orientação dos filhos”, concluiu.

(Com informações de Flavio Rogério Lopes)

Luciney Martins/O SÃO PAULO