Dia Mundial das Comunicações e Ascensão do Senhor

A A
No domingo, 28, Solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais
Publicado em: 01/06/2017 - 18:00
Créditos: Redação

Passados 40 dias do Domingo de Páscoa, a Igreja celebrou no domingo, 28, a Solenidade da Ascensão de Cristo, quando Jesus subiu aos céus para sentar-se à direita do Pai, conforme reza a oração do Credo.

LEIA ESTA E OUTRAS NOTÍCIAS NO SITE DO JORNAL O SÃO PAULO

Na Catedral da Sé, a missa das 11h foi presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

“A solenidade da Ascensão do Senhor é uma grande alegria para nós. O que foi uma promessa, agora está plenamente realizado. Em Cristo, tudo aquilo que nós esperávamos, de fato, se cumpriu. Em Cristo, tudo aquilo que nós aguardávamos – aquilo que o pecado havia roubado de nós – nos foi entregue. Em Cristo, com a graça Deus, nós agora teremos um lugar junto ao Pai. Estamos no Mistério de Deus. Cristo é a realização dessa promessa”, disse Dom Devair.

Na ocasião, também foi comemorado o Dia Mundial das Comunicações Sociais que, em sua 51ª edição, teve como tema, definido pelo Papa Francisco, “Não tenhas medo, que Eu estou contigo. Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”.

E quando o assunto “comunicação” e a Igreja Católica se encontram, vem à pauta o tradicional veículo de comunicação da Arquidiocese, a rádio 9 de Julho. No último domingo, toda a coleta realizada pela Igreja em São Paulo foi para a rádio, que esteve presente com seus ouvintes, colaboradores, amigos e profissionais na missa na Catedral.

CONVIDADOS A COMUNICAR

Dom Devair, que também é vigário episcopal para a Pastoral da Comunica- ção na Arquidiocese de São Paulo, exortou os fiéis a serem mensageiros da Boa Nova do Evangelho. “Pelas palavras de Jesus, somos chamados a levar a mensagem do Evangelho a todas as criaturas. Cada um de nós se torna também, nesse sentido, um convidado para comunicar a Boa Nova do Evangelho a toda criatura. Não só pela palavra, mas principalmente pelo testemunho”.

O assessor eclesiástico arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Luiz Claudio Braga, concelebrou a missa na Catedral. Perguntado pela reportagem sobre a importância de a Igreja Católica ter veículos de comunicação como a rádio 9 de Julho e o jornal O SÃO PAULO, o Padre recordou que “o Concílio Vaticano II pede uma abertura da Igreja e uma aproximação com o povo; e o Papa Francisco vem nos pedindo que trabalhemos a cultura do encontro. Vejo que os meios de comunicação promovem exatamente isso, pois, fazendo com que a mensagem chegue mais rápida até o interlocutor, eles encurtam laços. Nesse sentido, a rádio e o jornal realizam um trabalho incrível, pois fazem com que a mensagem de esperança e confiança – como pede o Papa Francisco na 51ª mensagem – seja comunicada”.

O Padre destacou, ainda, que a Pastoral da Comunicação é a pastoral das pastorais, realizando a articulação entre elas, seja em cada paróquia, região ou mesmo na Arquidiocese.