Diocese de Criciúma inaugura segundo maior santuário de Santa Catarina

A A
“Que Deus abençoe vocês e que o Sagrado Coração faça com que os casais e as famílias sejam sempre mais unidos, sejam força viva da Igreja na sua base"
Publicado em: 27/04/2017 - 15:00
Créditos: Jornal O SÃO PAULO


A Diocese de Criciúma inaugurou no domingo, 23, após três anos de construção, o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, na cidade de Içara (SC).

A celebração, que teve a participação de mais de 6 mil fiéis, começou com uma procissão, durante a qual foram abençoadas todas as obras do santuário, à exceção da Casa do Peregrino, que já havia sido inaugurada. Instalado em um terreno de 13,5 hectares, é o segundo maior santuário de Santa Catarina, menor apenas que o de Santa Madre Paulina, na cidade de Nova Trento.

O rito de bênção e inauguração contou com a entrega da chave, às portas do Santuário, e o descerramento, pelas mãos de Dom Jacinto Flach, bispo de Criciúma (SC), do Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e do casal Zefiro e Ana Giassi, doador do terreno do Santuário. Dentro da igreja, foi feita a leitura do decreto de criação do Santuário e a nomeação do reitor, o Padre Antônio Vander da Silva, seguida da bênção da água e purificação do templo, bênção da cruz, da sédia e da mesa da Palavra. Houve também a consagração do altar, com a colocação da relíquia de primeiro grau de São João Paulo II, unção, preparação e ornamentação.

Dom Jacinto, na homilia, ressaltou que a misericórdia é o caminho que une Deus ao homem, porque abre o coração à esperança do amor eterno. Ele também enfatizou: “Este deve ser um ambiente que acolha a todos, por isso estas portas enormes, que mostram que Deus é a porta pela qual todos querem entrar. Hoje sinto, particularmente, uma grande alegria. Este Santuário, para nosso Estado, para o Sul do Brasil, vai ser um lugar onde milhões de pessoas virão se refazer e encontrar força e ânimo para suas vidas. Todos vocês serão testemunhas disso. Quem vem aqui sente que veio ao encontro do Senhor, como Filho Pródigo a sua casa e que encontra o Pai abraçando- o e fazendo festa pela volta do filho”.

Na noite do sábado, 22, véspera da inauguração, o Cardeal Scherer presidiu missa no templo. “Que Deus abençoe vocês e que o Sagrado Coração faça com que os casais e as famílias sejam sempre mais unidos, sejam força viva da Igreja na sua base, algo que o Papa está pedindo muito hoje”, afirmou Dom Odilo em sua saudação inicial. Na homilia, ele lembrou que “será preciso dar vida ao dia a dia do Santuário, não só nos grandes momentos, mas para que haja uma contínua busca pela misericórdia de Deus através de muitas iniciativas que aqui se promoverão para convidar o povo: peregrinações, grupos, retiros e tantas outras formas, e o sacramento da Confissão, que aqui deverá ser administrado abundantemente”, orientou, dizendo, ainda, que o espaço sagrado deverá se dedicar a realização dos principais apostolados e serviços da Igreja: a escuta, a misericórdia e o perdão de Deus, transmitidos por meio do sacramento da Reconciliação.