Dom Odilo: 15 anos de episcopado e de missão em São Paulo

A A
Cardeal Scherer celebra aniversário de ordenação episcopal nesta quinta-feira, 2 de fevereiro
Publicado em: 02/02/2017 - 18:00
Créditos: Fernando Geronazzo/ Jornal O SÃO PAULO

Fernando Geronazzo
osaopaulo@uol.com.br

“Eu vou para São Paulo com muita esperança, embora com muita simplicidade e humildade. Eu vou também para aprender e com muita disposição para trabalhar.” Estas foram as palavras do então Monsenhor Odilo Pedro Scherer ao O SÃO PAULO, na véspera da sua ordenação episcopal, em 2 de fevereiro de 2002.

Arcebispo de São Paulo e Cardeal da Igreja, Dom Odilo celebra 15 anos de episcopado e também como sucessor dos apóstolos na Igreja em São Paulo.


Nascido em Cerro Largo (RS), em 1949, Odilo Scherer cresceu em Toledo (PR), onde foi ordenado sacerdote, em 1976. Quando foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo por São João Paulo II, em 28 de novembro de 2001, Dom Odilo era oficial da Congregação para os Bispos, no Vaticano, e colaborava na Paróquia Santi Patroni d’Italia, San Francesco e Santa Caterina, em Roma, onde também foi capelão da Clínica Ancelle Francescane del Buon Pastore.


Scherer recebeu a ordenação episcopal na Catedral de Toledo, tendo como ordenante principal, o então arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, e como coordenantes, Dom Armando Círio, arcebispo emérito de Cascavel (PR), e Dom Anuar Battisti, então bispo de Toledo e atual arcebispo de Maringá (PR).

Na Arquidiocese

Como bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Odilo foi designado vigário episcopal para a Região Santana, função que exerceu até 2005. Entre 2003 e 2007, também foi secretário-geral da CNBB.  
Em 20 de março de 2007, com a nomeação de Dom Cláudio Hummes como prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano, o Papa Bento XVI nomeou Dom Odilo como sétimo arcebispo de São Paulo. Sua posse foi em 29 de abril do mesmo ano.


Em maio do mesmo ano, o novo arcebispo teve a missão de acolher Bento XVI em sua visita a São Paulo, ocasião em que foi canonizado Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, no Campo de Marte. Em 24 de novembro de 2007, o Santo Padre o tornou cardeal com o título de Sant’Andrea al Quirinale.


Como arcebispo, o Cardeal Scherer também celebrou, em 2008, o centenário da Arquidiocese de São Paulo e, em 2015, os 270 anos da criação da Diocese de São Paulo.  Ao longo desses 15 anos de episcopado, ele ordenou 76 sacerdotes, 47 diáconos permanentes e foi ordenante principal de 10 bispos.

Ser mensageiro do Evangelho

Na entrevista concedida ao O SÃO PAULO (edição de 06/02/2002), o então bispo eleito afirmou que chegava a São Paulo com “inteira disposição de ser mensageiro do Evangelho”. “E a força vem do Espírito Santo, vem de Cristo. Por isso mesmo, não é a nossa força ou o poder e nem são nossas qualidades que devem prevalecer”, acrescentou.


“Fazei isto em memória de mim.” Na ocasião, o próprio Dom Odilo explicou o significado de seu lema episcopal. “O lema ‘fazei isto em memória de mim’ (Lc 22,19) diz muito, diz da missão que Jesus conferiu aos apóstolos para fazer o que Jesus fez. Anunciar o Evangelho, a verdade, a palavra da salvação.

Em memória de Jesus Cristo, que deu a vida por nós, que se deu inteiramente sobre a cruz para nos salvar, Ele que, ressuscitando, vive para nós.

Em memória de Jesus Cristo, que é pão partido, vida doada, seja no serviço aos pobres, no serviço aos necessitados como bom pastor, mas também como vida doada concretamente no dia-a-dia, sem reservas, inteiramente pelo bem da humanidade”.