Dom Odilo Pedro Scherer: ‘O presépio é um sinal do Natal Cristão’

A A
Disse o Cardeal em Missa na Catedral da Sé, quando também foi comemorado seus 40 anos de sacerdócio
Publicado em: 20/12/2016 - 17:45
Créditos: Redação com Jornal O SÃO PAULO

A missa do terceiro domingo do Advento, no dia 11, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, concedeu a tradicional bênção das manjedouras e imagens do Menino Jesus para serem colocadas nos presépios das famílias na celebração do Natal. Na ocasião, Dom Odilo recebeu homenagens pelo 40º aniversário de sua ordenação sacerdotal, comemorado no dia 7.
O Cardeal, na homilia, recordou que o terceiro domingo do Advento convida à alegria, por isso, é conhecido como ‘Domingo Gaudete’, que em latim significa “Alegrai-vos”.
“A liturgia toda é um convite à exultação da alegria: ‘Alegrai-vos, porque o Senhor está perto’. O Senhor não abandona seu povo. Ele restaura os que estão fragilizados”, disse.
Antes da bênção final, Dom Odilo convidou os fiéis a se aproximarem com as manjedouras e as imagens do Menino Jesus para serem abençoadas.
“Certamente todos já têm ou estão preparando um presépio em casa, e nós aconselhamos que as famílias o façam. O presépio é um sinal do Natal cristão. Se descuidamos disso, outras cenas vão tomando conta”, exortou.
O Arcebispo também destacou os sinais de esperança e testemunho que os cristãos devem dar, sobretudo no período do Advento. “Somos chamados a dinamizar as práticas da nossa fé, da solidariedade e a prática da caridade e das obras de misericórdia. O tempo do Advento é um tempo de solidariedade.”

40 anos do primeiro ‘sim’

No final da missa, Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Educação e a Universidade, dirigiu uma mensagem a Dom Odilo pelo aniversário de sacerdócio: “Em nome de nossa Arquidiocese, dos bispos auxiliares, do clero e de todo o povo, queremos agradecer a Deus o seu ‘sim’, destes 40 anos do seu primeiro ‘sim’, esse ‘sim’ que o senhor continuou manifestando durante todos estes anos. Que esse seu ‘sim’ seja exemplo para os nossos jovens, para que não tenham medo de dizer ‘sim’ a Deus”.
O Cardeal agradeceu as homenagens e pediu que continuem a rezar a Deus para que lhe sustente e lhe dê forças para levar adiante a missão. “O que eu queria pedir mesmo é sempre a oração e o apoio para os nossos sacerdotes, os diáconos, seminaristas, às vocações sacerdotais e religiosas em nossa Arquidiocese. A Igreja precisa se renovar também naqueles que servem a Igreja”, concluiu.