Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor: Início da celebração da Páscoa

A A
A celebração do Domingo de Ramos e paixão do Senhor marca o início da semana santa
Publicado em: 10/04/2017 - 16:15
Créditos: Redação

Por Renata Moraes

Centenas de pessoas participaram da Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, no dia 9, na Catedral da Sé, marcando o início da Semana Santa.Reunidos na praça da Sé, no marco zero da cidade, os fiéis participaram da celebração da bênção dos Ramos. Em seguida, realizaram procissão até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e do São Paulo, com ramos nas mãos, recordando a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém. A missa foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.      

A celebração do Domingo de Ramos, marca o início da “semana maior” da Liturgia da Igreja, recordando os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, iniciando a celebração da Páscoa deste ano.Antes da missa, conforme costume da liturgia própria do dia, foi proclamado o Evangelho recordando a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, e aclamado pelo povo: “Hosana ao Filho de Davi!  Bendito o que vem em nome do Senhor!  Hosana   no   mais   alto   dos   céus! ”.

O Arcebispo, na homilia, recordou que desde as primeiras comunidades cristãs a celebração da Páscoa era lembrada e vivenciada todos os anos “ Fazer a memória de Jesus Cristo tinha a finalidade litúrgica, que deveria servir para glorificar a Deus pela vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, E continuou: “ mas também havia a finalidade evangelizadora, de anunciar a todos e também aos que não acreditavam ainda no nome de Jesus Cristo Salvador, e sua obra em favor da humanidade”.

Dom Odilo também falou aos fiéis sobre a vivência intensa da Semana Santa, que ao fazermos memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, anunciamos Jesus Cristo como salvador do mundo. “Hoje iniciando a semana santa, e especialmente no tríduo pascal, nós fazemos isso também, não se trata de uma encenação teatral, mas de proclamação pública de nossa fé em Jesus Cristo salvador”, afirmou o Cardeal.

‘Por sua morte temos vida’

Ao recordar a paixão, morte e ressurreição de Cristo, Dom Odilo motivou os presentes na a pensarem sobre o grande amor de Jesus por cada um dos seus irmãos, e sua morte como salvação da humanidade. “Jesus Cristo nos amou até o fim, até as últimas possibilidades, o justo não hesitou em morrer pelos injustos, o santo entregou sua vida pelos pecadores, para que todos recebam o perdão de Deus”. Completando: “Por sua morte temos vida, na sua cruz e ressurreição Ele levou nossos pecados e nos abriu as portas da eternidade”. Por fim, o Cardeal ressaltou que não se deve apenas recordar a páscoa como um simples exercício de memória, mas é preciso reconhecer na fé a obra de Deus em favor de todos. “Fazer memória e recordar com a finalidade de reconhecer que foi por todos e cada um de nós que Jesus Cristo, o fez”.  E motivou os fiéis para viverem bem a semana santa, se envolvendo nos ritos participando intensamente de todas as celebrações.

Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade

Também neste domingo, não somente na Arquidiocese de São Paulo, mas em todo o país, aconteceu a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade.O gesto fraterno também tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que venha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida. Os recursos arrecadados serão destinados preferencialmente a projetos que atendem aos objetivos propostos pela CF 2017. Entre 2012 e 2015 O Fundo Nacional de Solidariedade apoiou 1067 projetos em todo o país.


Confira aqui toda a programação da Semana Santa na Catedral da Sé