Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária

A A
Os católicos de todo o Brasil realizam uma bonita jornada de fé e profunda vivência de oração durante o CEN 2016
Publicado em: 20/08/2016 - 12:00
Créditos: Renata Moraes /Especial em Belém (PA)

Toda a Igreja nacional se une a Belém, capital eucarística do Brasil,   entre os dias 15 e 21 de agosto  acompanhandoXVII Congresso Eucarístico NacionalCEN 2016.

A capital paraense também conhecida como Casa do Pão acolhe milhares de católicos vindos de várias cidades, sendo a maioria dos participantes da região norte do país.

A Eucaristia é o centro  da vida da Igreja e é em torno dela que todo o Congresso Eucarístico acontece. Dom Cláudio Hummes, legado pontíficio , na abertura do evento na segunda-feira (15) dizia “ A Eucaristia é o ápice da evangelização porque toda missão e atividade da Igreja deve conduzir a Eucaristia. Ela também é fonte de toda evangelização, porque desta mesa nos levantamos e partimos para a missão”Ressaltou o Cardeal, chamando  a atenção  para  os desafios da missão nesta região Amazônica.

Com o  tema “Eucaristia e partilha na Amazôna missionária”, toda a programação do CEN 2016  leva a reflexão sobre esta temática.  Com a participação nas  missas, celebrações, simpósios teológicos, os fiéis estão vivenciando fortes momentos de adoração a Deus, dando testemunho público da fé na Sagrada Comunhão.

 

 

Uma Igreja que reza por todos

 

Reunidos na Catedral Metropolitana de Belém na terça-feira (16), segundo dia do CEN 2016, os fiéis participaram da missa solene dedicada a Vida Religiosa e os colégios católicos, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. 

A celebração contou com a presença de centenas de bispos do Brasil, inclusive do Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. Aos religiosos e religiosas Dom Orani falou da missão da vida consagrada e a sua importância para a Igreja. “ A vida religiosa nasce em e para a Igreja. Nasce de sua vitalidade intrínseca, como expressão máxima de si mesma. A presença dos consagrados em nossas comunidades é significativa e imprescíndivel pelo que são e pelos serviços que prestam nos diferentes campos pastorais”.

Os agentes das pastorais e movimentos eclesiais foram recordados na missa solene da quarta-feira (17), também na Catedral de Belém, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.  Dom Odilo  falou  aos leigos e leigas presentes na celebração. “ Queremos hoje recordar uma porção da Igreja, nossos irmãos leigos e leigas, discípulos missionários de Jesus Cristo. Que renovados em Cristo recebem Dele a forma e o  vigor para dar testemunho da alegria do Evangelho”. E completou“Leigos e leigas, no meio da comunidade se fazendo sal da terra , fermento e luz". Ao final da celebração Dom Odilo foi cumprimentado pelos leigos da Arquidiocese de Belém.  Uma senhora o abordou pedindo a benção e ao mesmo tempo também abençoou o Cardeal. Gesto singelo da do povo com os clérigos.