Exposição Madre Teresa no Largo São Francisco

A A
A exposição "Madre Teresa de Calcutá - vida, mensagem e espiritualidade”, retrata a vida e obra da missionária a partir de fotos, vídeos, textos, mensagens e relíquias.
Publicado em: 28/06/2016 - 12:00
Créditos: Redação

Entre os dias 3 e 31 de julho o Santuário São Francisco receberá a exposição "Madre Teresa de Calcutá - vida, mensagem e espiritualidade”. A mostra retrata a vida e obra da missionária religiosa a partir de fotos, vídeos, textos, mensagens e relíquias da Beata Teresa de Calcutá.


Anteriormente a exposição já havia passado por países como Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, até chegar em São Paulo onde esteve no Supermercado Andorinha, no Centro Pastoral São José do Belém, no Hospital Santa Catarina e agora no Largo São Francisco, no centro de São Paulo, também com entrada gratuita.

Os franciscanos responsáveis pelo Santuário, abriram seu convento a poucos dias para as pessoas em situação de rua, e agora acolhem a exposição de Madre Teresa que dedicou toda sua vida aos mais pobres. A exposição será inaugurada no próximo dia (3) com a celebração de uma missa às 10h30, seguida de benção.

Serviço
De 3 a 31 de Julho.
03/07/16 - Santa Missa - 10h30
Benção de Abertura da Exposição - 11h30
Local: Santuário São Francisco
Endereço: Largo São Francisco, 133 – Centro
Telefone: (11) 3291-2400
A entrada é gratuita. O horário de funcionamento da exposição: De terça a sábado das 09h às 17h e aos domingos das 8h às 12h.

História

Madre Teresa de Calcutá é natural de Skopje, na Macedônia, mas era considerada por muitos como indiana, como se apresentava diante da sociedade, devido aos trabalhos caritativos exercidos em Calcutá, na Índia.
Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, que tem como intuito viver a caridade diária, auxiliando os mais necessitados.

Em setembro de 1928, entra para o Instituto da Beata Virgem Maria, conhecido como as "Irmãs do Loreto", na Irlanda, onde recebe o nome de Mary Teresa.Em dezembro, parte para a Índia e chega em Calcutá no dia 6 de janeiro de 1929. Lá, professa os votos temporários no mês de maio de 1931 e ensina na escola para moças em Entally. A congregação fundada por Madre Teresa tem hoje cerca de 4,5 mil religiosas, espalhadas por mais de 130 países.

Madre Teresa morreu em 1997 aos 87 anos. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões. Em dezembro de 2015 foi anunciado que o Papa aprovou um milagre atribuído à intercessão da Beata Teresa de Calcutá, vencedora do Prémio Nobel da Paz em 1979.

A Congregação para a Causa dos Santos concluiu em julho de 2015 as investigações sobre a cura de um homem brasileiro, de 35 anos, afetado por uma grave doença no cérebro. Madre Teresa de Calcutá será canonizada em 4 de setembro às 10h30 (horário de Roma) sob a presidência do Papa Francisco na Praça de São Pedro. Na mesma data será celebrado o Jubileu dos voluntários e trabalhadores da Misericórdia.