Outros santos e beatos

Calendário de Santos

d s t q q s s
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
Outros santos e beatos
16 de Maio

São Peregrino bispo de Auxerre, mártir (†304)Neste dia, no calendário cristão, celebra-se a memória de dois santos com esse nome: dois bispos que viveram no tempo das perseguições, nos três primeiros séculos.Um deles, o bispo de Auxerre, na Gália, foi martirizado em 304 — ano que conta com o maior número de mártires, durante o império de Diocleciano. O outro, são Peregrino, morto em 138, era bispo de Terni e é lembrado porque a catedral dessa cidade da Úmbria leva seu nome.
Ambos romanos, foram enviados como missionários pelo papa às respectivas sedes episcopais. De fato, o bispo de Auxerre foi o primeiro evangelizador da cidade e o pastor da primeira comunidade cristã, antes mesmo da criação da sede episcopal.
As notícias a seu respeito provêm da Passio Peregrini, a qual remonta ao século VII. Nela se narra que o papa Sixto I enviou o padre romano Peregrino com mais alguns companheiros em socorro dos cristãos da Gália, duramente perseguidos pelas autoridades imperiais. Antes da partida, sagrou-o bispo.
Após ter pregado em Autricus (Auxerre), Peregrino ampliou seu campo de atuação, estendendo-o até Interammis (Entrains-sur-Nohain). Chegou à cidade no dia da celebração anual em honra de Júpiter. Era o momento menos oportuno para pregar o Evangelho, mas Peregrino quis correr o risco.
Foi imediatamente preso e arrastado até junto do altar, onde o sacerdote dos deuses o intimou a fazer a oferenda ritual. Em face da recusa, recebeu graves maus-tratos.
E como persistisse a proclamar em alta voz, diante do povo, que era ele o mensageiro do único Deus, levaram-no à presença do imperador, que estava em visita à cidade. Novamente interpelado, foi flagelado e por fim decapitado.O corpo do mártir, enterrado na igreja de Bouhy, no século VII, foi transferido para a abadia de São Dionísio.

São Possídio (370-444) — bispo. Discípulo predileto de santo Agostinho e seu primeiro biógrafo, viveu junto ao mestre até as últimas horas de vida e com ele compartilhou os sofrimentos por ocasião da trágica devastação de Hipona. Ao fim da pilhagem da cidade, promovida pelos vândalos de Genserico, Possídio, bispo de Calama (na Numídia), foi expulso pelos arianos. Terminou seus dias na Puglia, depois de ter combatido ao lado do mestre contra donatistas e pelagianos.
Santo Abdas (†420) — bispo da Pérsia, martirizado com sete padres, nove diáconos e sete virgens.
Santo Adão (†1212) — eremita; a seguir, abade de São Savino, nas cercanias de Fermo, em cuja catedral se guardam suas relíquias.
Santo Alnoberto (†689) — bispo beneditino de Séez.
São Brendano, o Viajante (†583) — um dos três mais populares santos irlandeses, fundador de mosteiros e infatigável viajante. Segundo a lenda, ele teria estado entre os primeiros que aportaram ao continente americano.
São Carantock — abade galês no século VI.
São Dônolo (†581) — bispo de Le Mans.
São Fidolo ou Phal (†540) — abade de Aumont.
São Forte (século I) — bispo de Bordéus; mártir.
São Francorveu de Nevers — monge no século VII.
São Germério (†560) — bispo de Tolosa.
Santo Hilário (†376) — bispo de Pavia.
santo Honorato de Amiens (†600) — bispo. A ele é dedicada a igreja parisiense de Saint-Honoré.
santa Máxima — virgem venerada em Frejus.
são Primácio (†450) — inglês, tornou-se eremita na Bretanha.

*Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas http://www.paulinas.org.br