Morre Padre Ângelo Moroni

A A
Padre Ângelo Moroni era religioso da Congregação dos Servos da Caridade (Guanellianos) e em 2015 completou 70 anos de vida religiosa
Publicado em: 29/06/2016 - 15:30
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo comunica com pesar o falecimento do Padre Ângelo Moroni, 91 anos, nesta quarta-feira, (29), na Comunidade Recanto Nossa Senhora de Lourdes.

Padre Ângelo Moroni era Religioso da Congregação dos Servos da Caridade (Guanellianos), fundada por São Luis Guanella. O sacerdote residia na Comunidade Recanto Nossa Senhora de Lourdes, na Região Episcopal Santana.

O velório acontece nesta quarta-feira, a partir das 16h na Comunidade Recanto Nossa Senhora de Lourdes (Rua Luís Carlos Gentile de Laet, 1736, Horto Florestal).

Na quinta-feira, (30) às 9h, haverá a missa de corpo presente presidida por Dom Sergio de Deus Borges e o sepultamento será no Cemitério Parque da Cantareira, às 11h30 (Rua Roberto Baldin - Jardim Uniserve, São Paulo – SP)

Padre Angelo nasceu, aos 25 de setembro de 1924, em Paderno D'Adda, região da Lombardia, Itália.  Aos 15 anos entrou no Seminário Menor de Milão e, depois, fez os estudos de filosofia no Seminário Maior da mesma Arquidiocese.

Ao concluir o curso percebeu que sua verdadeira vocação sacerdotal era a de consagrar-se aos últimos da sociedade, confirme o carisma inspirado por Deus a São Luís Guanella.

Foi ordenado sacerdote em dia 26 de maio de 1951, já com vinda programada ao Brasil com a missão específica de dar formação religiosa aos primeiros adolescentes brasileiros que desejavam entrar nesta Congregação.

Os seus primeiros vinte anos de sacerdócio dedicou-se à formação dos seminaristas, começando em Carazinho-RS, depois em Santa Maria-RS e, por último, em Canela-RS.  A maioria dos atuais Servos da Caridade foi formada por ele.  

Sua missão depois continuou na baixada fluminense entre os mais pobres desta região, primeiro em Itaguaí depois em Anchieta-RJ. Em seguida, veio para o Recanto Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Rosa, Bairro Tremembé.

Em 12 de setembro de 2015, Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, presidiu a missa em ação de graças pelos 70 anos de vida religiosa, 64 deles como sacerdote do Padre Ângelo Moroni na Comunidade Recanto Nossa Senhora de Lourdes.

Padre Ângelo Moroni, 70 anos de vida religiosa