3 mil pessoas participam do Congresso de Jovens Shalom em São Paulo

A A
Atividade aconteceu entre os dias 1º e 3, sendo iniciada com missa presidida pelo Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo.
Publicado em: 04/06/2018 - 13:30
Créditos: Redação
Comunidade Católica Shalom

Com mãos erguidas e olhares atentos, cerca de 3 mil jovens lotaram a Catedral da Sé para a missa de abertura do Congresso de Jovens Shalom (CJS), que aconteceu entre os dias 1º e 3 na Expo Barra Funda, em São Paulo. 

A missa na Catedral da Sé foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na sexta-feira, dia 1º, às 20h. 

Na homilia, ao refletir sobre a liturgia do dia, o Cardeal lembrou que, a partir do Batismo recebido, os cristãos devem produzir boas obras, pois “toda boa obra vem do Espírito”. 

O Arcebispo recordou aos jovens que é preciso atenção para dar à vida uma reta orientação. “O Espírito Santo habita em vocês. Vocês são templo de Deus.” Ele continuou exortando os jovens a viverem com inteligência e sabedoria, para “não se deixar enganar”. 

“Vigiar significa ficar acordado, ou seja, manter clara a direção que damos à nossa vida. Vigiar para não cair em tentação, cultivar o amor, viver os dons que Deus oferece e colocá-los à disposição do outro e, principalmente, ser perseverantes na fé”, afirmou o Cardeal.
 

SANTIDADE

Sobre a santidade de vida, Dom Odilo recordou aos jovens que esta deve acontecer no dia a dia e não necessariamente em fatos extraordinários. “Ser santo é viver santamente o cotidiano. Fazer milagre é apenas a ‘cereja do bolo’. Ser santo é a perseverança na fé. Somos chamados a dar bons frutos, a viver retamente o testemunho da nossa fé e não esquecer que Deus chama todos à santidade. E santidade é viver a comunhão com Deus e corresponder ao amor de Deus. Que Deus acompanhe vocês com a sua graça”, concluiu o Cardeal.

 

SURPRESA

Amanda Aparecida Pereira, jornalista, que participou do Congresso pela primeira vez, no serviço à comunicação do evento, disse que ficou surpresa com a resposta tão positiva dos jovens, mesmo com as dificuldades de transporte causadas pela falta de combustível. “Cerca de 3 mil jovens estiveram lá! A Catedral ficou completamente lotada, com gente sentada no chão... Eu fiquei nos bastidores, mas tudo que vivi na correria, no dinamismo, me ensinou muito. Ver o empenho de jovens de vários lugares, de diversas realidades, com diferentes expectativas, foi contagiante”, disse à reportagem do O SÃO PAULO.

Temas como “ação e inspirações do Espírito Santo”, “protagonismo jovem” e “a amizade com Jesus” foram apresentados aos jovens durante as palestras nos dias do Congresso, que contou, também, com muitos momentos de oração, teatro, música e animação. O evento acontece desde 1989, e, em cada edição, uma cidade diferente é escolhida para sediá-lo.

 

EXPERIÊNCIAS

Aline Malta, 29, é membro da Comunidade Católica Shalom e já participou quatro vezes do Congresso. “Chama minha atenção ver a espiritualidade sendo trabalhada para a juventude com muita profundidade, a riqueza com que se fala de questões importantes da fé católica e a docilidade dos jovens em viver isso”, disse. 

Alexsander Oliveira, 21, é de Guarulhos (SP) e participou do Congresso pela primeira vez. “Desse Congresso, levo para minha vida o desejo de ser ainda mais de Deus, de dar minha vida totalmente a Ele sem medo algum, e também o desejo de evangelizar a cada dia mais”, disse.

Já Raylson Raylson Araújo Gomes, 26, destacou as palestras, sobretudo as do fundador da Comunidade, Moysés Azevedo. “Sempre fico impressionado com a intensidade de tudo que é feito pela Comunidade Shalom. Tudo tem muita vida, muito profissionalismo, muita dedicação. Seja no show, na dança ou no Teatro, tudo é feito com muita entrega e não tem como ficar indiferente a tudo isso”, destacou. 

“Levo comigo a alegria de ser jovem, de ser de Deus e de me ofertar”, afirmou Thalita Gomes, 15, que pela primeira vez participou do evento e citou uma frase do fundador, Moysés, dita durante o Congresso: “Quando Deus deseja fazer uma reviravolta, Ele chama um jovem”.

 

FUNDADORES

Em uma de suas palestras, Moysés Azevedo falou aos jovens, sugerindo algumas atitudes que devem ter aqueles que querem dizer sim a Deus: vida de oração; desejo de santidade; oferta de vida e a parresia . Moysés explicou que parresia significa ardor apostólico, ou seja, a capacidade de olhar para a humanidade com compaixão. 

 

SHALOM NA JMJ

Vários stands foram montados durante o Congresso para que os jovens pudessem, mais facilmente, obter informações e inscrever-se em outras atividades promovidas pela Comunidade Shalom. Um dos stands mais procurados foi o “Shalom na JMJ”. 

Outro stand que também chamou a atenção dos jovens no evento foi o do projeto “Jovem em Missão”, voltado para os jovens que têm interesse em viver uma experiência com os missionários da Comunidade de Vida. 

Um stand sobre a Promoção Humana foi montado pela primeira vez no Congresso. O objetivo foi promover o programa de voluntariado na Expedição para Bogotá, na Colômbia, que acontecerá logo após a JMJ 2019.

 
(Com informações da Comunidade Shalom)
(Colaborou: Amanda Pereira)
Tags