Assembleia marca os 40 anos da Pastoral do Menor

A A
Com o lema “Bem-aventurados são aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6), atividade aconteceu no sábado, dia 22
Publicado em: 27/07/2017 - 15:15
Créditos: Redação

A Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo se reuniu em assembleia no sábado, 22, no Centro da Juventude da Companhia de Jesus Anchietanum, em Perdizes, zona Oeste de São Paulo.

Com o lema “Bem-aventurados são aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6), o encontro marcou as comemorações dos 40 anos da Pastoral do Menor em todo o Brasil. Foram revistas e avaliadas ações, deliberações e definidas prioridades para o triênio 2018-2020.

A Assembleia teve por objetivo responder ao clamor de crianças e adolescentes que têm seus direitos fundamentais violados por meios de ações contínuas e concretas de promoção e de defesa dos direitos humanos, sempre à luz da fé católica. 

Permeada de símbolos, a Assembleia trabalhou o “ver” a realidade, por meio das mãos que trazem os clamores dos meninos e meninas; o “julgar”, por meio do Sagrado Coração de Jesus, que representa a misericórdia de Deus que acolhe e direciona; e o “agir”, com uma balança, símbolo da justiça, que apontou os desafios a serem trabalhados e as prioridades da ação pastoral. Auxiliaram nesse processo de reflexão o Doutor José Nildo e o Professor Mestre Fernando Altemeyer Júnior.

Também participaram da Assembleia Dom Fernando Penteado, Bispo Emérito de Jacarezinho (PR) e referencial da Pastoral do Menor na Arquidiocese; Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo e referencial da Coordenação do Serviço da Caridade, Justiça e Paz; além de padres que acompanham a Pastoral do Menor nas regiões episcopais.

Na Assembleia também foram eleitos os membros da Comissão Executiva da Pastoral do Menor, sendo o Coordenador, o Padre Luiz Claudio Braga; Vice-Coordenadora, Sueli Camargo; Tesoureira, Olivia Luiz de Sousa; e Secretário, Ivan Bezerra dos Santos. Também foram apresentadas e referendadas as coordenações nas regiões episcopais.

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, acompanhou o processo de eleição, desejou boa sorte aos eleitos e destacou o cuidado da Pastoral para com as crianças em meio à complexidade da cidade. Ele ressaltou também o trabalho de evangelização na Fundação Casa, junto aos adolescentes. Por fim, Dom Odilo lembrou o papel da Pastoral do Menor em diversos campos, como família, educação e iniciação à vida cristã.

(Com informações de Sueli Camargo)