Bispos celebram missão da Igreja na Amazônia

A A
Cardeal Cláudio Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, preside missa que abre oitavo dia Assembleia Geral da CNBB
Publicado em: 13/04/2016 - 09:15
Créditos: Redação com Rádio 9 de Julho

Na missa da manhã desta quarta-feira, 13, oitavo dia da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Nacional de Aparecida, foi dado destaque para a Igreja na Amazônia. A celebração foi presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia.

Na homilia, Dom Cláudio ressaltou que toda missão que a Igreja realiza deve conduzir para a Eucaristia e dela parte novamente. “Isso tem um valor ainda maior quando nós queremos nessa Eucaristia lembrar e celebrar de modo especial com a Igreja da Amazônia”, disse, manifestando a gratidão ao Papa Francisco pela estima, encorajamento, atenção que ele tem para com a Amazônia.  

“Queremos agradecer a CNBB pela crescente atenção que estão dando a igreja na Amazônia. Pelos bispos que estão trabalhando nas suas dioceses para suscitar vocações missionárias para a Amazônia”, acrescentou.

O Cardeal Hummes reconhece que a missão na região amazônica exige sacrifício, despojamento, mas enfatizou que ser missionário também exige “uma paixão, que só o Espírito Santo pode acender”.  

Dom Cláudio recordou os missionários na história da evangelização na Amazônia, bem como todos aqueles que ainda hoje dedicam suas vidas neste campo de missão.

“Há muito o que fazer ainda. Nesse tempo de Páscoa nós sabemos o que devemos levar... Jesus Cristo,  o Deus que se faz próximo, misericordioso, que morreu por nós e venceu o mundo, a morte e o pecado. Somos lembradas de novo da nossa missão daquilo que é a razão última de tantos missionários darem a sua vida”, afirmou, lembrando, ainda, que o Papa Francisco, na exortação Apostólica Evangelii gaudium, pede uma “transformação missionária de toda a Igreja”. “Que esta celebração seja um grande apelo missionário para as Igrejas do Brasil”, completou Dom Cláudio.  

Ouça a íntegra da homilia: