Morre aos 98 anos Dom José Maria Pires

A A
Ele foi um dos bispos brasileiros que participou do Concílio Vaticano II
Publicado em: 28/08/2017 - 09:30
Créditos: Redação

A Arquidiocese da Paraíba comunicou na noite do domingo, 27, o falecimento de Dom José Maria Pires, Arcebispo Emérito da Paraíba. Ele tinha 98 anos de idade e estava internado em um hospital de Belo Horizonte (MG), onde tratava de uma pneumonia.

“A igreja perde, neste domingo em que comemoramos o Dia do Catequista, um grande pastor. Dom José foi um dos catequistas mais ativos e humildes à frente do seu rebanho, e que soube impor a sua voz, sempre que necessário, em defesa dos menos favorecidos. O ‘Dom Pelé’, como ficou carinhosamente conhecido, faz a sua passagem deixando em nós o exemplo de como ser Igreja, de como estar à frente do Povo de Deus. Descanse em paz, Dom José! Temos a certeza de que, crentes na ressurreição, ao lado do Pai, o senhor agora vai abençoar do Céu todos os que fazem a Arquidiocese da Paraíba”, expressou Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

O velório de Dom José Maria Pires será nessa segunda-feira, dia 28, na Paróquia Nossa Senhora das Dores –  Rua Silva Jardim, 100 – bairro Floresta, em Belo Horizonte, com início previsto às 10h30,  com Celebração Eucarística às 12h, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG). O sepultamento será na Paraíba.

Sobre Dom José Maria Pires

Dom José Maria Pires nasceu no dia 15 de março de 1919, na cidade de Córregos (MG), filho de Eleutério Augusto Pires e Pedrelina Maria de Jesus. Foi ordenado presbítero no dia 20 de dezembro de 1941, em Diamantina (MG). No dia 25 de maio de 1957 recebeu a nomeação episcopal, e a sagração ocorreu no dia 22 de setembro de 1957, em Diamantina.

Foi formado em Teologia e Filosofia pelo Seminário de Diamantina (MG), cursos que realizou entre 1936 e 1941. Antes de ser Bispo, Dom José foi pároco de Açucena-MG (1943-1946); diretor do Colégio Ibituruna em Governador Valadares-MG (1946-1953); missionário diocesano (1953-1955); e pároco de Curvelo-MG (1956-1957). Atuou como Bispo em Araçuaí-MG (1957-1965), de onde veio para ser Arcebispo da Paraíba (1966-1995).

Foi também membro da Comissão Central da CNBB e Presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, que compreende as dioceses nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Ele foi um dos bispos brasileiros que participou do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965).

Na biografia de Dom José destaca-se a sua atuação na época da Ditadura Militar, quando desenvolveu um trabalho pautado na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, com vistas à mudança social. Prestou apoio nos conflitos pela terra na Paraíba, defendendo camponeses de perseguições. E lutou contra a discriminação e o racismo, incentivando a organização e a luta dos afro-brasileiros.

Dom José tinha como lema episcopal: “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Foi o quarto Arcebispo da Paraíba. Dom José Maria Pires ficou à frente da Arquidiocese de 1966 até 29/11/1995, sendo sucedido por Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Participante ativo da luta pelos direitos dos negros, em 2013, publicou o livro “A cultura religiosa afro-brasileira e seu impacto na cultura universitária”. Desde 1995, Dom José Maria Pires passou a atuar mais diretamente em paróquias de Córregos e Santo Antônio do Norte, no Vale do Jequitinhonha, onde se dedicou também a um projeto de geração de renda para centenas de famílias carentes dessa região. Nos últimos anos, residia na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Fonte: CNBB e Arquidiocese de Belo Horizonte