Para viver a misericórdia em família

A A
Famílias da Arquidiocese peregrinam à Catedral da Sé e passam pela Porta Santa da Misericórdia no sábado, véspera do dia dos pais.
Publicado em: 15/08/2016 - 16:30
Créditos: Nayá Fernandes

Na Tarde de Sábado, 13, foi a vez das famílias peregrinarem à Catedral da e passarem pela Porta Santa por ocasião do Ano da Misericórdia. Após uma breve caminhada do Pátio do Colégio até a Catedral, durante a qual os peregrinos cantaram e rezaram o terço, pais, mães e filhos renovaram suas promessas batismais e celebraram a Eucaristia. Presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Santana, Dom Sergio de Deus Borges, que é o assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, a missa começou ao meio dia e foi também um momento forte de para as famílias às vésperas do dia dos pais.

Para Arthur Ribeiro das Neves foi a primeira vez na Catedral da Sé. Ele tem apenas dois meses de vida e os pais Cleana e Ademar Neves o levaram para apresentá-lo ao Senhor, pois após nascer, Arthur ficou cinco dias na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), o que deixou seus pais angustiados. “Viemos agradecer porque hoje nosso filho está bem”, disse Cleana, que participa com a família da Paróquia São Felipe Néri, da Região Episcopal Belém.

Muitos outros pais levaram seus filhos para a peregrinação, como Alexandra e Fábio Predolim que foram junto a Sofia, que tem 8 anos e Santiago, que aos dois anos, foi levado de carrinho pelo pai pelas ruas do centro, enquanto observava com atenção toda a movimentação das pessoas. Também foi a primeira vez que a família participou da peregrinação, mesmo sendo membros da Pastoral Familiar, na Paróquia Nossa Senhora da Salete, da Região Episcopal Santana, desde o ano 2000. “Com os filhos nem sempre é fácil se organizar para vir, mas este ano nós encaramos o desafio”, afirmou o pai Fábio.

 

Uma Igreja em saída

Junto a tantas pessoas que circulam na Praça da Sé, algumas em situação de rua, trabalhadores ambulantes e, provavelmente, muitos a procura de emprego, os peregrinos rezaram e Padre Zacarias José Paiva, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, lembrou que “temos que ser uma Igreja em saída”.  E, durante a homilia da missa, ao salientar o início da Semana da Família, Dom Sergio convidou a todos a “continuarem perseverantes para realizar a grande missão de ser família”.

Tendo assumido a coordenação da Pastoral Familiar em 2016, o casal Ana Filomena Silveira Garcia e Luiz Fernando Garcia se empenhou para que a peregrinação tivesse o maior alcance possível. “Convidamos todos os grupos que trabalham com as famílias na Igreja e também as comunidades paroquiais em geral, pois muito mais do que um momento da Pastoral Familiar, este é um momento forte para todas as famílias”, ressaltou Ana.