Projeto missionário ajuda a enfrentar desafios na Amazônia

A A
A partir do slogan “Cristo aponta para a Amazônia”, episcopado do Estado de São Paulo busca despertar ardor missionário e o compromisso com a missão na Amazônia
Publicado em: 21/07/2015 - 11:00
Créditos: Redação com CNBB

A partir do slogan “Cristo aponta para a Amazônia”, o regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca despertar nos cristãos do estado de São Paulo, que compõe o regional, o ardor missionário e o compromisso com a missão na Amazônia.

A fim de divulgar o projeto, que tem 21 anos, o regional está trabalhando na distribuição de cartazes e folders, que contém dados históricos, objetivos e formas de cooperação. O regional preparou também um vídeo que retrata a atuação missionária de padres, religiosos e leigos dedicados integralmente à missão da Igreja na Amazônia. Todo o material foi amplamente divulgado durante a Assembleia Episcopal Regional Sul 1, em junho.  

Entre em contato pelo e-mail: cnbbs1@cnbbsul1.org.br ou acesse www.cnbbsul1.org.br e saiba mais sobre o Projeto Missionário.

Histórico do Projeto

Na Assembleia Geral da CNBB de 1994, foi lançada a ideia do Projeto Missionário SUL 1 – NORTE 1. Os bispos do regional Sul 1, na época presidido por dom Eduardo Koaik, decidiram cooperar com a Igreja da Amazônia. Em seguida, a Conferência dos Religiosos do Estado de São Paulo também aderiu ao projeto e formou-se então a primeira comunidade inter-congregacional.

Ao longo dos últimos 21 anos, cerca de 70 missionários foram enviados à região Norte do país, a fim de ajudar no enfrentamento dos desafios da região, entre eles a carência de agentes;  o isolamento das comunidades devido às distâncias geográficas; a exploração predatória dos recursos naturais; o narcotráfico e ainda o trabalho de resgate da cultura e a luta pelos direitos dos povos indígenas.

Assista ao vídeo de divulgação do projeto