São Paulo celebra 270 anos como diocese

A A
Apesar de a Igreja estar presente na cidade desde sua fundação, o bispado só foi criado em 1745; em 1908, foi elevada a arquidiocese e província eclesiástica
Publicado em: 06/12/2015 - 09:15
Créditos: Redação

Neste domingo, 6, a Arquidiocese de São Paulo celebra 270 anos de criação como Diocese. A história da Igreja Católica em São Paulo, no entanto, se confunde com a história da própria cidade – que foi fundada por uma missão religiosa jesuíta em janeiro de 1554 e tem, portanto, 461 anos.

A data foi recordada em missa na Catedral da Sé, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Na mesma ocasião, foram celebrados os 10 anos de ordenação do primeiro grupo de diáconos permanentes da Arquidiocese e 1 ano de ordenação presbiteral de cinco jovens padres.

Até 1745, São Paulo pertencia então à Diocese do Rio de Janeiro e, com a bula “Candor Lucis Aeternae” (“Candor da Luz Eterna”), do Papa Bento XIV, foi elevada à sede de Bispado. Desde então, São Paulo teve 12 bispos e sete arcebispos (em 1908, tornou-se arquidiocese e sede metropolitana da Província Eclesiástica de São Paulo). Com a mesma bula, foram criadas a Diocese de Mariana e as Prelazias de Cuiabá e Goiás.

Em artigo publicado na última edição do jornal O SÃO PAULO, Dom Odilo destacou que, durante os 270 anos de sua história, a diocese de São Paulo passou por enormes transformações, que também estão relacionadas com as mudanças sociais, demográficas, econômicas, culturais e também religiosas. “De Igreja ‘interiorana’, ela precisou confrontar-se com o surgimento rápido da Metrópole e com todos os desafios daí decorrentes. E não é diferente hoje, quando ela procura ser ‘testemunha de Jesus Cristo’ na complexidade da grande cidade”, escreveu.

Leia a íntegra do artigo de Dom Odilo Scherer

Veja o histórico de bispos e arcebispos de São Paulo

(Na foto, antiga Igreja da Sé de São Paulo em 1907)