‘A Eucaristia é o dom grandioso da misericórdia do Pai’

A A
Milhares de fiéis participam da missa campal e procissão eucarística pelas ruas do Centro de São Paulo
Publicado em: 26/05/2016 - 16:45
Créditos: Redação

Por Fernando Geronazzo

A festa do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo (Corpus Christi) foi celebrada solenemente na Arquidiocese de São Paulo nesta quinta-feira, 26.

A praça da Sé estava lotada a missa presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelos bispos auxiliares e inúmeros padres.

Na celebração, também aconteceu a posse no no ofício de bispo auxiliar da Arquidiocese de Dom Luiz Carlos Dias, nomeado pelo Papa Francisco em março, e que será designado para a Região Episcopal Belém, onde será acolhido no sábado, 28.

Na homilia, Dom Odilo ressaltou a importância da festa de Corpus Christi como manifestação pública da fé católica na Eucaristia. “A Eucaristia é o dom maior que Jesus Cristo deixou a sua Igreja. Neste dom ele dá a si mesmo... Toda a celebração da Eucaristia realizamos e tornamos único o sacrifício que nos une a Deus e nos salva... Reunidos em torno da ceia fraterna aprendemos a ser família de irmãos”, disse.  

O Arcebispo afirmou, ainda: “A Eucaristia é também dom grandioso da misericórdia do pai para nós”, recordando o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. A Eucaristia nos deve levar a prática das obras de misericórdia todos os dias”, completou.  

“Não da para celebrar a Eucaristia e sair com o coração fechado”, acrescentou o Cardeal, enfatizando que por este sacramento o cristão se abre às necessidades do próximo e  convidou todos a renovarem a consciência de que a Eucaristia conduz o ser humano à caridade.

Como gesto concreto, os fiéis levaram cobertores e agasalhos para as pessoas em situação de rua. Alguns desses cobertores decoravam o tradicional tapete de Corpus Christi confeccionado pelos membros do Vicariato Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua.

Após a missa, houve uma procissão eucarística pelas ruas do centro da Capital, passando pelo Pátio do Colégio, local da fundação da cidade, e pelo Mosteiro de São Bento,  até chegar à Igreja Santa Ifigênia, onde houve a benção do Santíssimo Sacramento.

Leia mais detalhes na edição 3104 do jornal O SÃO PAULO,  a partir de 1º de junho.

Leia também:

A origem da festa de Corpus Christi