‘A vida consagrada é um dom precioso para a Igreja’, diz Cardeal Scherer

A A
Dom Odilo presidiu missa com religisosos no encerramento arquidiocesano do Ano da Vida Consagrada, na terça-feira, 2
Publicado em: 03/02/2016 - 09:15
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3087

Por Fernando Geronazzo

O Ano da Vida Consagrada foi concluído na Arquidiocese de São Paulo com uma celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, que reuniu religiosos, religiosas e leigos consagrados na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro, na terça-feira, 2.
Com velas acesas, os consagrados se reuniram, no início da celebração, na entrada da igreja para o rito de bênção das velas, como parte da festa da Apresentação do Senhor no Templo, seguindo depois em procissão para o interior do templo.
Dom Odilo iniciou a homilia recordando que a Igreja em todo o mundo celebra o Dia da Vida Consagrada na festa da Apresentação do Senhor porque nesta festa “se põe em evidência a consagração a Deus”.
“Hoje recordamos as várias consagrações a Deus, mas de um modo todo particular a consagração a Deus na vida religiosa mediante os votos, que são um dom, um carisma precioso para a Igreja, e que Deus despertou na Igreja e continua a despertar e a diversificar segundo as necessidades de cada tempo e lugar”, ressaltou.

Ainda de acordo com o Cardeal, o ano dedicado à vida consagrada foi mais do que uma colheita, e sim uma semeadura, cujos frutos ainda serão colhidos. “Que este ano tenha ajudado a vida consagrada a se encontrar e a se reencontrar e, assim, na Igreja, a prestar a sua parte no serviço da evangelização”.

O Arcebispo indicou que para haver uma “afirmação renovada da vida consagrada religiosa dentro do nosso tempo”, que cada congregação coloque mais em evidência a riqueza de seus fundadores e santos, bem como seus carismas. “Que tal se cada comunidade religiosa presente em São Paulo continuasse a colocar em evidência, não para dentro da igreja apenas, mas para a sociedade, quem foi o fundador ou os santos que viveram o carisma? (...) Quanto bem poderia ser feito se, de novo, os santos religiosos do passado e do presente fossem mais conhecidos na sociedade, na cultura contemporânea”.

Sinais da misericórdia

Ao destacar o Ano Santo extraordinário da Misericórdia, Dom Odilo reforçou que “os religiosos são sinal da misericórdia de Deus no meio dos homens”, disse referindo-se aos consagrados dedicados em tantas obras de misericórdia concretas. “Que na vida consagrada, cada comunidade coloque em evidência aquela misericórdia que se identifica com seu carisma”, propôs o Cardeal, pedindo, ainda, que os religiosos sejam “dinamizadores da prática das obras de misericórdia no meio do povo”, ajudando as pessoas a vivenciarem bem esse Jubileu extraordinário, “ajudando o mundo a ter um coração mais misericordioso”.

Para Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese e referencial para a vida consagrada, o Ano da Vida Consagrada na Arquidiocese foi a oportunidade de conhecer mais a atuação dos religiosos nas várias áreas do apostolado, sua presença e contribuição na Cidade. “Mais do que exaltar a quantidade dos religiosos na Arquidiocese, trata-se da qualidade dessa presença, sobretudo entre os mais pobres, sofredores, excluídos da sociedade. É um trabalho enorme realizado pela vida consagrada, às vezes, pouco conhecido e valorizado. O mais importante da vida consagrada não é o impacto ou a fama que isso possa suscitar entre as pessoas, mas é justamente a sua consagração e o fato de estarem presentes e de servirem a Igreja nos mais pobres”, afirmou ao O SÃO PAULO.  

Dom Julio foi um dos concelebrantes da missa, assim como os bispos auxiliares Dom Carlos Lema Garcia, Dom Eduardo Vieira dos Santos e Dom José Roberto Fortes Palau, além do arcebispo emérito de Passo Fundo (RS), Dom Antônio Carlos Altieri, e diversos sacerdotes, entre os quais o coordenador do Regional São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-SP), Padre Rubens Pedro Cabral.

Confira a reportagme completa na edição desta semana do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.