‘As alegrias que Deus promete são muito maiores que as desta vida’

A A
.
Publicado em: 09/09/2020 - 10:30
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quarta-feira, 9, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

A Eucaristia foi celebrada pelas intenções enviadas pelos ouvintes e internautas e por todas as vítimas da pandemia de COVID-19, especialmente os doentes, os profissionais da saúde, os falecidos e os mais necessitados.

BEM-AVENTURANÇAS

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre o trecho do Evangelho do dia (Lc 6,20-26), no qual o São Lucas narra a cena das bem-aventuranças proclamadas por Jesus. O Cardeal destacou que essas palavras aos discípulos vão em uma lógica oposta àquilo que normalmente seria a ambição humana que, muitas vezes, se fecha ao próximo.

“O ser humano também deve dar conta da sua responsabilidade em relação aos outros e a insensibilidade do coração é sempre condenada por Deus, pois é contrária ao amor a Deus e ao próximo”, ressaltou.  

ALEGRIAS ETERNAS

Já na primeira leitura (1Cor 7,25-31), São Paulo exorta: “O tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois, a figura deste mundo passa”.

Ao comentar este trecho, Dom Odilo chamou a atenção para a afirmação “a figura deste mundo passa”, explicando que o Apóstolo recomendou os fiéis a usarem deste mundo sem se apegar a ele, viver as situações da vida presente sem esquecer de buscar aquilo que é o verdadeiro bem, a vida eterna e definitiva.

“Mesmo que esta vida tenha muitas alegrias, devemos acolhê-la sabendo que as alegrias que Deus promete são ainda muito maiores”, afirmou.