Arquidiocese celebra memória de Beata Assunta Marchetti no dia 1º

A A
A festa da religiosa italiana, que viveu em São Paulo e foi beatificada em outubro de 2014, será celebrada na paróquia São Carlos Borromeu, na Vila Prudente
Publicado em: 25/06/2015 - 11:00
Créditos: Redação

No dia 1º de julho, a Arquidiocese de São Paulo celebrará pela primeira vez a memória litúrgica da Bem-aventurada Assunta Marchetti, que foi beatificada em 25 de outubro de 2015.

A celebração solene presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, acontecerá às 20h, na Paróquia São Carlos Borromeu, na Vila Prudente, Região Episcopal Belém, onde a religiosa italiana viveu cerca de 30 anos. Madre Assunta é co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu (Scalabrinianas).

A missa também marcará o início das comemorações dos 50 anos da Paróquia.

História

Assunta Marchetti nasceu em Lombrici - Camaiore, Itália, em 15/8/1871 e faleceu em São Paulo junto aos órfãos do Orfanato Cristóvão Colombo (atualmente chamado Associação Educadora e Beneficente Casa Madre Assunta Marchetti), no dia 1/7/1948, no bairro de Vila Prudente.

A religiosa chegou ao Brasil com suas companheiras em 27/10/1895 e teve uma vida de Fé, esperança e caridade radical. Amou intensamente o próximo e especialmente, as suas irmãs de Congregação, dedicando-se de modo preferencial aos migrantes, aos órfãos, aos doentes, aos sofredores e aos pobres que precisavam de ajuda.

Em 25 de outubro de 2014, Madre Assunta foi beatificada em missa presidida por Dom Odilo e com a presença do prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, enviado do Papa Francisco para presidir o Rito de Beatificação da religiosa. Também participaram da celebração peregrinos de várias cidades brasileiras e delegações da Itália, Estados Unidos, Filipinas e diversos países da América Latina, onde atuam as missionárias Scalabrinianas.