Arquidiocese celebra Pentecostes com crismandos

A A
Cardeal Scherer presidiu missa na Catedral da Sé, com participação de crismandos da arquidiocese
Publicado em: 04/06/2017 - 18:45
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo celebrou a Solenidade de Pentecostes no domingo, 4, reunindo os adolescentes e jovens crismandos das suas paróquias e comunidades para a tradicional missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, na Catedral da Sé.

Este ano, por ocasião do Ano Mariano Nacional, o evento realizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp) começou com uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do centro da cidade. Com cantos e louvores, a juventude comemorou os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil.

Também participaram da celebração jovens estudantes dos colégios Marista Arquidiocesano e Marista Glória, por ocasião das comemorações dos 200 anos de fundação do Instituto Marista, e 120 anos de presença em São Paulo.

Na missa, durante a Sequência de Pentecostes (cântico que invoca o Espírito Santo), jovens representantes de movimentos e novas comunidades entraram na Catedral com tochas simbolizando os sete dons do Espírito Santo – sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

 

Eterna juventude

Na homilia, Dom Odilo afirmou que o Espírito Santo é o espírito da juventude da Igreja. “A ele nós sempre recorremos, pedindo que renove a face da Terra. A Igreja proclama que o Espírito Santo faz novas todas as coisas. O Espírito da eterna juventude que, na Igreja, nos conduz sempre a novas expressões e atitudes de fé”, disse.

O Cardeal recordou ainda que o dia de Pentecostes lembra o início da Igreja, quando os apóstolos, reunidos com a Virgem Maria no Cenáculo de Jerusalém, receberam o Espírito Santo. “Os apóstolos, que eram tímidos e medrosos, saíram a anunciar o Evangelho com toda a coragem, a darem o testemunho de Jesus. E com a força do Espírito Santo, a palavra deles tocava os corações e conseguia converter muitas pessoas a Cristo”.

Dom Odilo salientou que a missão que Jesus recomendou aos apóstolos ainda continua por meio da Igreja e precisa ser anunciada a todos os po- vos. “Há muitas pessoas no mundo que nunca ouviram falar de Jesus Cristo... E não só longe de nós. De repente, começamos a nos dar conta que também perto de nós muita gente nunca ouviu falar do Evangelho”.

O Arcebispo afirmou que o Espírito Santo é a força que orienta e conduz a Igreja, “é Deus que se dá a si mesmo para estar conosco para sempre, como Jesus prometeu”, disse. “O Espírito Santo nos ajuda a produzir bons frutos na vida pessoal de cada um e na vida do mundo. Quem tem o Espírito de Deus procura realizar o que é bom, justo, digno e honesto”, completou.

Aos crismandos, o Cardeal explicou que a Crisma é “o sacramento, o dom do Espírito Santo para nós, para que o acolhamos e lhe sejamos fiéis e para que ele oriente nossa vida todos os dias na prática daquilo que é bom”. Usando uma expressão mais própria da juventude, Dom Odilo afirmou que o Espírito Santo os ajuda a permanecer sintonizados ou “plugados” em Deus, e recomendou que todos os dias invoquem sua força e inspiração.

Dom Odilo também destacou a realização do Sínodo Arquidiocesano, que será convocado no próximo dia 15, com o objetivo de fazer uma grande avaliação, uma tomada nova de consciência sobre a missão da Igreja em São Paulo. “Vamos pedir muito ao Espírito Santo que ajude a renovar a vida em nossa Arquidiocese. Queremos nos colocar de maneira nova sob a ação de Deus para fazermos aquilo que Jesus continua dizendo para nós: ‘Vós sois as minhas testemunhas’”.

 

Expressão de unidade

Ao saudar o Arcebispo em nome do Setor Juventude, Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese, vigário episcopal para a Educação e a Universidade e referencial para a Juventude, destacou que o evento reuniu grupos de jovens de todas as regiões episcopais, de novas comunidades e realidades eclesiais. “Todos vibrantes e unidos, viemos em procissão, trazendo Nossa Senhora Aparecida com muita alegria, rezando pela nossa cidade e por todas as autoridades que nela atuam”, afirmou.

“Toda a força da nossa juventude está aqui. Podem contar conosco. Esses são jovens que estão comprometidos com a Igreja. São o futuro da nossa Arquidiocese”, acrescentou o Bispo.

Lucas Monteiro Brito, 22, um dos coordenadores do Sejusp, explicou ao O SÃO PAULO que o organismo, responsável por articular as ações das pastorais, movimentos eclesiais e novas comunidades que atuam junto aos jovens, está aprendendo a trilhar o caminho da unidade em meio à diversidade de carismas e expressões. “É a unidade que fará com que a Igreja saia em missão e alcance a juventude que vive na cidade”.

Claudia Ferreira Macedo, 13, é crismanda da Paróquia Espírito Santo, na Região Brasilândia, e participou pela primeira vez da celebração na Catedral. Ela contou à reportagem que foi uma experiência maravilhosa poder ter contato com muitos outros adolescentes e jovens na mesma caminhada e perceber que a Igreja em São Paulo é muito maior. “Eu não tinha ideia que existiam tantos grupos de jovens que buscam viver a sua fé na Igreja. Volto mais feliz para minha paróquia sabendo que não estamos sozinhos”.