Arquidiocese celebra Pentecostes com crismandos e jubileu da juventude

A A
Jovens peregrinaram pelas ruas da cidade em direção à Catedral da Sé pelo Ano Santo da Misericórdia
Publicado em: 17/05/2016 - 15:30
Créditos: Redação com O SÃO PAULO

Por Renata Moraes

A arquidiocese de São Paulo realizou sua tradicional celebração de Pentecostes com os crismandos neste domingo, 15. Neste Ano Santo da Misericórdia, o evento também contou com a peregrinação da juventude à Catedral da Sé.

Os jovens se concentraram na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e de lá seguiram em procissão para a Catedral, entoando cantos e louvores e manifestando publicamente sua fé.  Após peregrinarem até a Catedral da Sé, eles passaram pela Porta Santa da Misericórdia e participaram da Santa Missa, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano e concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese.

“Vocês receberão pela unção o Espírito Santo, o dom de Deus, o dom maior”, exortou Dom Odilo na homilia. Sobre a festa de Pentecostes o arcebispo afirmou: “desde o início da Igreja os apóstolos contavam com o Espírito Santo, eles contavam com a presença, a companhia, a inspiração; lucidez e a sabedoria para assim realizar bem a missão e levar o anúncio do evangelho e viverem bem como discípulos de Jesus”.

Cardeal Scherer também falou aos jovens sobre acolher a misericórdia de Deus em suas vidas. “Um Pai Misericordioso que sempre quer nos perdoar. É preciso ter confiança no Pai do Céu que é bom que seja misericordioso, que nos compreende e nos acolhe em nossas fragilidades. E o perdão é fruto justamente do Espírito Santo”.

O Arcebispo exortou exortou a juventude a praticar as obras de misercórdia, sejam elas espirituais ou as obras corporais, que são aquelas que exercem ações caritativas em favor do outro: “estava com fome e vocês me deram de comer; estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro e me receberam em sua casa, eu estava sem roupa e me vestiram...”.

Como gesto concreto do Jubileu da Misericórdia os jovens e crismandos doaram agasalhos. Segundo a organização do evento foram 50 quilos arrecadados que serão encaminhados ao Vicariato da Pastoral do Povo da Rua.

Leia mais detalhes na edição 3102 do jornal O SÃO PAULO a partir de 18 de maio.