Arquidiocese de São Paulo festeja padroeiro e aniversário da cidade

A A
Na celebração da Festa da Conversão de São Paulo, na Catedral da Sé, também foram comemorados os 465 anos de fundação da capital paulista
Publicado em: 25/01/2019 - 17:15
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo celebrou solenemente seu padroeiro nesta sexta-feira, 25, Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo. Na Catedral da Sé, houve uma missa solene presidida por Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo, que representou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que está participando da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, com o Papa Francisco.

Nesta data, em que a cidade de São Paulo festeja seu 465º aniversário, também se comemoram os 65 anos de inauguração da Catedral da Sé. Participaram da Eucaristia autoridades civis e militares, dentre as quais, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o Coronel Marcelo Vieira Sales, Comandante Geral da Polícia Militar, que representou o governador do Estado de São Paulo, João Doria.  Também estiveram presentes representantes de diferentes tradições religiosas. 

ENCONTRO TRANSFORMADOR

Na homilia, Dom Sergio refletiu sobre a narrativa bíblica da conversão do Apóstolo São Paulo no caminho para Damasco. Recordando uma catequese do Papa Emérito Bento XVI, o Bispo destacou que o leitor talvez seja tentado a deter-se em alguns pormenores do texto, como a luz do céu, a queda por terra, a voz que chama, a perda da visão e sua cura. “Todos esses pormenores se referem ao centro do acontecimento: Cristo ressuscitado mostra-se como uma luz maravilhosa e fala a Saulo, transforma o seu pensamento e a sua própria vida”, ressaltou Dom Sergio. 

O Bispo reforçou, ainda, que São Paulo não foi transformado por um pensamento, mas por um acontecimento, “pela presença irresistível do Ressuscitado, da qual nunca poderá duvidar”. 

INTERCESSOR

Dom Sergio confiou à intercessão de São Paulo “todos aqueles que, com a sua oração e o seu compromisso, se prodigalizam por construir um ambiente mais humanos e fraterno na cidade de São Paulo”.  

“Embora, às vezes, possamos ter a impressão de que o caminho seja muito longo e cheio de obstáculos, convido todos a renovar a próprias determinação na busca, com coragem e generosidade, perante as grandes problemáticas que afligem o nosso mundo, seguindo o exemplo de São Paulo, que diante de dificuldades de todos os tipos conservou sempre firme a confiança no Deus que completa a sua obra”,  completou o Bispo. 

RENOVAR ESPERANÇAS

No início da celebração, o  Prefeito Bruno Covas fez um pronunciamento por ocasião do aniversário da capital paulista. “Que neste dia em que a cidade de São Paulo completa 465 anos, possamos renovar as nossas esperanças em uma cidade melhor, mais justa, com melhores políticas públicas para que nossa população seja cada vez mais feliz, e igual”, manifestou. 

Covas elogiou a Igreja Católica no Brasil pela escolha do tema da Campanha da Fraternidade deste ano será políticas públicas, recordando que democracia não é um ato que se exaure a cada dois anos nas eleições, mas requer o envolvimento cotidiano das pessoas e uma aproximação maior entre representante e representado. “É preciso participação e envolvimento das pessoas, da igrejas, da sociedade organizada para que possamos não apenas cobrar dos nossos representantes, mas ajudar na implementação, elaboração e execução de políticas públicas”, afirmou. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Após à missa, houve um concerto com a Orquestra do Grupo Pão de Açúcar, seguido da 13ª edição do Brunch da Catedral, que homenageou as influências italiana e japonesa na cultura e culinária paulistanas. 

LEIA TAMBÉM

Encontro com o Pastor: São Paulo, rogai pelo nosso sínodo

São Paulo Apóstolo: testemunho de fé e de ardor missionário

‘São Paulo é uma das únicas cidades brasileiras em que a razão da sua criação é extremamente cristã’