Arquidiocese de São Paulo realiza procissão para pedir a benção da chuva

A A
<p>A caminhada realizada na região central partiu da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e seguiu em direção à Catedral.</p>
Publicado em: 23/03/2015 - 17:00
Créditos: Redação

Os católicos foram às ruas de São Paulo na tarde deste domingo, 22, Dia Mundial da Água, para pedir a Deus a bênção da chuva. A procissão penitencial organizada pela Arquidiocese de São Paulo, e convocada pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, reuniu os bispos auxiliares, padres e fiéis para uma manifestação de súplica e agradecimento pela água, bem natural escasso na capital e no Estado nos últimos meses.

A caminhada realizada na região central partiu da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e seguiu em direção à Catedral Metropolitana. Ao longo do percurso, os fiéis entoavam cantos, orações, levando a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Cidade de São Paulo, e de São José, patrono universal da Igreja. E durante quase toda a procissão a tão pedida chuva acompanhou o povo.

Ao chegar à Catedral, foi celebrada uma missa, na qual foi abençoada a água trazida pelos fiéis e aspergida sobre o povo, recordando o Batismo.

“Acabamos de fazer um ato de fé no Deus da vida, providente. Nós cremos que Deus é Senhor a natureza, é nosso pai, pode ouvir nossas preces, pode olhar para a angústia dos seus filhos e, por isso, atender as nossas preces”, afirmou Dom Odilo na homilia. 

Uso responsável e solidário

O Arcebispo também ressaltou que, dentro do contexto quaresmal, a procissão teve um caráter penitencial “para pedir a Deus perdão, pedir a conversão do nosso coração também em relação ao nosso uso da água, muitas vezes, inadequado, impróprio, senão irresponsável até”. “Assim, tomamos consciência de que a água é um bem, mas Deus coloca em nossas mãos o seu cuidado, para que a água possa vir para todos”, disse.

“Essa nossa manifestação quer ser uma tomada de consciência de que é possível viver com menos água, do que talvez nós gastamos normalmente. Com a economia, nós vimos que dá para usar melhor a água. Usamos um bem que é de todos”, acrescentou o Cardeal, recordando que em 2006, a Igreja no Brasil abordou o tema da água na Campanha da Fraternidade.

Durante a procissão, também foram distribuídas garrafas de água mineral para as pessoas em situação de rua, iniciativa da Pastoral do Povo da Rua, que arrecadou água das comunidades a paróquias da arquidiocese, chamando a atenção para essa parcela da população, que mais sobre com a crise hídrica, por não ter acesso à água potável e nem condições de armazena-la.

 


Oração do Beato Papa Paulo VI, pedindo chuva

"Deus, nosso Pai, Senhor do Céu e da terra,
Tu és para nós existência, energia e vida
Criaste o homem à Tua imagem
a fim de que com o seu trabalho ele faça frutificar
as riquezas da terra,
colaborando assim com a Tua criação.
Temos consciência da nossa miséria e fraqueza:
nada podemos fazer sem Ti.
Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol
e fazes cair a chuva,
tem compaixão de todos os que sofrem duramente
pela seca que nos ameaça nestes dias.
Escuta com bondade as orações que Te são dirigidas
com confiança pela Tua Igreja,
como satisfizeste as súplicas do profeta Elias,
que intercedia em favor do Teu povo.
Faze cair do céu sobre a terra árida
a chuva desejada,
a fim de que renasçam os frutos
e sejam salvos homens e animais.
Que a chuva seja para nós o sinal
da Tua graça e da Tua bênção:
assim, reconfortados pela Tua misericórdia,
dar-te-emos graças por todos os dons da terra e do céu,
com os quais o Teu Espírito satisfaz a nossa sede.
Por Jesus Cristo, Teu Filho,
que nos revelou o Teu amor,
fonte de água viva, que brota para a vida eterna. Amém."