Arquidiocese enaltece o Sagrado Coração de Jesus

A A
Dom Eduardo, presidiu celebração que reuniu os grupos de Apostolado da Oração das diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese
Publicado em: 11/06/2018 - 17:45
Créditos: Redação

Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na sexta-feira, 8, Dom Eduardo Viera dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu a celebração que reuniu os grupos de Apostolado da Oração das diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese, que marcaram presença com suas bandeiras e estandartes na Catedral da Sé.

Na homilia, Dom Eduardo recordou que nesta solenidade a Igreja também celebra o Dia de Oração pela Santificação do Clero. “De fato, queridos irmãos e irmãs, essa Solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos convida também a rezarmos pelos sacerdotes, para que eles tenham uma atitude e um ato de fé”, afirmou.

O Bispo recordou que o sangue que brota do coração de Jesus significa o sacrifício pela humanidade, e a água recorda o Batismo de cada cristão: “A Palavra de Deus nos convida a contemplarmos este Cristo crucificado com o coração aberto pela lança e faz jorrar sangue e água. O sangue, como nos ensina a Igreja, recorda-nos o sacrifício da Eucaristia”, salientou.

“Para o coração de Jesus e para o nosso coração aberto, não há segredo. Amar é colocar-se a serviço, amar é ensinar a dar os primeiros passos, amar é ensinar a ver a vida – acolher a vida. Deus nos ensina desta maneira e para nós, que seguimos a Cristo os seus ensinamentos, as suas palavras, o seu testemunho de amor”, concluiu.

Devoção ao Sagrado Coração

A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do Evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz quando o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). A Igreja instituiu a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que é celebrada na sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes.

(Com Informações Aleteia e Arquisp)