Assembleia de Catequese do Sul 1 reflete sobre a Alegria do Evangelho

A A
A partir da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco, evento reuniu agentes da Animação Bíblico-catequética do Estado de São Paulo
Publicado em: 17/07/2015 - 11:30
Créditos: Redação com CNBB

A partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, o regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, de 10 a 12 de julho, a Assembleia de Catequese. O evento ocorreu no Centro de Eventos Anhanguera, em São Paulo (SP), e contou com a assessoria de Antônio Caetano Silva (Toninho), de Americana (SP).

Participaram do encontro 130 pessoas, entre padres, diáconos, religiosos e leigos. O evento iniciou com um momento de oração que contemplou a ressurreição a partir do Círio Pascal e da palavra que ilumina o caminho dos cristãos.

Segundo o bispo de Limeira (SP) e referencial para a Animação Bíblico-Catequética no regional, Dom Vilson Dias de Oliveira, o tema da exortação apresentou aos participantes a mística da alegria do Evangelho. “Sentimos o desafio de descobrir e transmitir a mística de viver juntos, misturarmo-nos, encontrarmo-nos, darmos o braço, apoiar-nos, participarmos nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada”, disse o bispo ao recordar as palavras do pontífice.

Na missa de encerramento, dom Vilson lembrou quando o papa Francisco  refletiu sobre a missão dos discípulos a partir do Evangelho de Lucas. Jesus os teria enviado dois a dois para anunciar nas cidades e aldeias que o Reino de Deus estava próximo, preparando assim o encontro das pessoas com Ele. Ao lembrar que os discípulos regressaram cheios de alegria, dom Vilson destacou que os catequistas devem passar pelo mesmo envio em suas comunidades, “levando o anúncio de Jesus aos seus catequizandos com os corações cheios de alegria”.

Os participantes relataram que a Assembleia proporcionou momentos importantes para a catequese do regional, além de permitir o encontro dos sub-regionais para discutir os desafios e projetos para o próximo ano.