Atenção às famílias deve estar entre as prioridades das dioceses do Regional Sul 1

A A
“Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia” foi o tema tratado na 38ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB
Publicado em: 20/10/2016 - 14:00
Créditos: Jornal O SÃO PAULO com Regional Sul 1 da CNBB

“Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia” foi o tema tratado na 38ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, realizada em Itaici, no município de Indaiatuba (SP), de 14 a 16.

O objetivo central do encontro foi refletir sobre formas para a aplicação pastoral dessa exortação apostólica nas dioceses e arquidioceses do Regional Sul 1, e para tal participaram da atividade padres, leigos e leigas que integram pastorais e organismos da Igreja no Estado de São Paulo, além de bispos, entre os quais o Cardeal Scherer e os sete auxiliares da Arquidiocese de São Paulo – Dom Carlos Lema Garcia, Dom Devair Araújo da Fonseca, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Dom José Roberto Fortes Palau, Dom Julio Akamine, Dom Luiz Carlos Dias e Dom Sergio Borges.

A missa de abertura da Assembleia foi presidida por Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Campinas (SP) e presidente do Regional Sul 1, e entre os assessores estiveram o casal Pedro e Ketty, que participou do Sínodo dos Bispos, e Dom João Bosco Barbosa de Souza, bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.

Segundo Dom João, “o encontro entre a fé e a vida” norteia a Amoris Laetitia e será preciso um longo processo para colocar em prática o que é proposto no documento, que, segundo ele, tem como preocupação central a família no contexto da nova evangelização.

O Bispo enfatizou, ainda, que na Amoris Laetitia “a Igreja faz uma opção: escolhemos todas as famílias e não rejeitaremos nenhuma”, sendo fundamental a postura da Igreja em saída que vai ao encontro das famílias em especial das mais acidentadas. A atividade foi encerrada com missa no domingo, 16.

Fonte: Regional Sul 1 da CNBB (Edição: Daniel Gomes)