Canonização dos protomártires do Brasil tem programação divulgada

A A
A cerimonia de canonização acontecerá em 15 de outubro, na Basílica de São Pedro
Publicado em: 02/10/2017 - 11:00
Créditos: Redação

A Arquidiocese de Natal (RN) divulgou a programação da canonização dos protomártires brasileiros de Cunhaú e Uruaçu – Padre Ambrósio Francisco Ferro, Padre André de Soveral, o leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros – e das celebrações de ação de graças em Roma e no Brasil.

As atividades no Vaticano acontecerão no Colégio Pio Brasileiro e na Basílica de São Pedro, onde o Papa Francisco presidirá a cerimônia de canonização, em 15 de outubro, e o Cardeal Sergio da Rocha, Presidente da CNBB, presidirá uma missa em ação de graças.

Já no Brasil, as atividades estão marcadas para o dia 28 de outubro, no Santuário dos Mártires, em Uruaçu, São Gon- çalo do Amarante (RN); no dia 29 do mesmo mês, no Santuário dos Mártires, em Natal (RN); e no dia 4 de novembro, na Capela Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú, Canguaretama (RN).

Os protomártires do Brasil foram beatificados na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de março de 2000, por São João Paulo II. A festa litúrgica, no entanto, é celebrada no dia 3 de outubro, data do martírio, em Uruaçu.

Fontes: CNBB e Arquidiocese de Natal