Cardeal Odilo Scherer celebra 13 anos de sua ordenação episcopal

A A
Dom Odilo ressaltou, ainda, que nesta festa litúrgica a Igreja recorda de maneira especial os religiosos e religiosas consagrados
Publicado em: 02/02/2015 - 17:45
Créditos: Redação

                                                                          

“Agradeço a Deus por mais um ano de ordenação episcopal. Também eu, sinto meu ministério episcopal relacionado com essa missão de irradiar a luz do evangelho”, afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na homilia da missa da Festa da Apresentação do Senhor, na Catedral da Sé, nesta segunda-feira, 2, data em que também comemora 13 anos de sua ordenação episcopal.

O Arcebispo também refletiu que a festa que recorda a apresentação de Jesus no templo por Maria e José, é associada aos vários simbolismos da luz. Por isso, logo no início da celebração, há uma benção das velas acesas portadas pelos fiéis, que caminharam em procissão até o altar. “A chama da vela lembra Jesus luz do mundo [...]. Jesus, portanto, com seu Evangelho é luz para toda a humanidade”.

Vida consagrada

 

Dom Odilo ressaltou, ainda, que nesta festa litúrgica a Igreja recorda de maneira especial os religiosos e religiosas consagrados, com quem se reúne nesta tarde, no Convento de São Francisco de Assis, para uma celebração, marcando o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco. 

A missão principal dos consagrados, dos carismas da vida religiosa, é irradiar a luz de Cristo, mais do que por palavras, mas pela própria vida. Neste Ano da Vida Consagrada, o papa convida a todos a valorizar de forma nova a vida consagrada e o seu lugar no mundo”.

Gratidão

 

No final da celebração, o Padre Luiz Eduardo Baronto, cura da Catedral, saudou o Cardeal em nome da Arquidiocese. “Deus seja bendito por sua vocação, mas, sobretudo, Deus seja bendito pelos frutos de sua vocação [...]. Dom Odilo, tenha certeza do nosso afeto, nossa adesão e de nossa profunda gratidão por seu ministério”, disse. Após a benção, Dom Odilo recebeu os cumprimentos dos fiéis. 

História

 

Dom Odilo Pedro Scherer nasceu em 21 de setembro de 1949, em Cerro Largo (RS). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976 na cidade de Quatro Pontes, Diocese de Toledo (PR). Em 28 de novembro de 2001, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de São Paulo, sendo ordenado em 2 de fevereiro de 2002, pelo então arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, na Catedral de Toledo.

Ainda como bispo auxiliar de São Paulo, Dom Odilo foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os anos de 2003 e 2007.

Em 20 de março 2007, Dom Odilo foi nomeado 7º arcebispo de São Paulo, tomando posse em 29 de abril de 2007. Quando fora nomeado bispo auxiliar, ele já havia manifestado surpresa pelo envio a uma cidade tão cheia de desafios, e revelara que vinha “com muita esperança, embora com muita simplicidade e humildade”.

Logo após a posse como metropolita, Dom Odilo iniciou seu ministério em São Paulo, sendo o anfitrião do Papa Bento XVI, em visita ao Brasil por ocasião da Conferência de Aparecida.

Em 24 de novembro 2007, menos de um ano depois da nomeação arquiepiscopal, Dom Odilo foi criado cardeal.

Veja a biografia de dom Odilo Scherer