Cardeal pede valorização dos padres

A A
Durante a celebração, cônego Paine e padre Fusari receberam o título de monsenhor, concedido pelo Papa Francisco
Publicado em: 13/04/2017 - 11:45
Créditos: Redação

Na manhã desta Quinta-feira Santa (13/4), o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu a Missa do Crisma com o clero da Região Episcopal Sé. As demais regiões episcopais celebraram na noite da quarta-feira (12/4). Durante a missa, na qual os padres renovaram suas promessas sacerdotais, o arcebispo fez uma reflexão sobre os dons do sacerdócio na vida da Igreja.

Dom Odilo lembrou que o sacerdócio supremo de Jesus é partilhado pelos padres, que são chamados, por graça de Deus, a tornar visível sacramentalmente a presença de Jesus no mundo.

Dirigindo-se aos padres, o Cardeal pediu que o sacerdócio não seja exercido de forma autônoma, mas em comunhão com Jesus e com a Igreja. Aos fiéis, o arcebispo pediu valorização, colaboração e oração pelos padres. “Os padres não trabalham sozinho”, disse.

Durante a Missa do Crisma, são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, e é consagrado o óleo do Crisma.  Segundo padre Helmo Faccioli, cerimoniário da Arquidiocese de São Paulo, “o óleo faz significar a unção espiritual”.  Ele explicou ainda que “como os sacramentos nascem da pascoa do Cristo”, a Igreja recomenda que os óleos sejam abençoados e consagrados na proximidade da festa da Páscoa.

No final da celebração, dom Odilo entregou ao cônegos José Paine e ao padre Antônio Fusari o título de monsenhor, concedido pelo Papa Francisco. “É um título de reconhecimento da Igreja. Uma homenagem pelos trabalhos prestados”, explicou o cardeal.

Às 19h, acontece na Catedral da Sé a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés. Acompanhe as celebrações da Semana Santa em nossas redes sociais e pela rádio 9 de Julho. Cobertura completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO.