Cardeal Sandri leva bênção do Papa do Iraque

A A
O purpurado levará a bênção do Papa Francisco, além do reconhecimento e encorajamento às autoridades pelo trabalho feito em prol das vítimas
Publicado em: 30/04/2015 - 15:45
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, estará no Iraque entre 1º e 5 de maio visitando, inicialmente, a capital Bagdá, e após Irbil, no Curdistão iraquiano. O purpurado levará a bênção do Papa Francisco, além do reconhecimento e encorajamento às autoridades pelo trabalho feito em prol das vítimas da violência e da guerra, dos cristãos e de outras minorias étnicas e religiosas, no difícil contexto vivido atualmente no país.

Em Bagdá, onde estará do dia 1º à manhã de 3 de maio, o Cardeal celebrará a Divina Liturgia na Catedral caldeia de São José e encontrará refugiados alojados nas várias instituições eclesiásticas, com quem almoçará a seguir. Está prevista uma breve visita ao Museu Nacional, em cujo acervo encontram-se peças que testemunham a milenar história do país, protegidas da destruição verificadas nas últimas semanas em outros sítios arqueológicos do país.

Em Irbil, o Cardeal Sandri vai se juntar à Delegação das Agências R.O.A.C.O – Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais – que já a partir de 1º de maio, terão iniciado os preparativos em vista dos projetos de ajuda dos diversos setores da vida pastoral e na assistência aos refugiados.

Estão previstos também alguns momentos na região de Ankawa, com a  celebração da liturgia e encontros na sede sírio-católica de Marta Shmouna e no Seminário caldeu de São Pedro, na presença dos fiéis residentes e dos refugiados da Planície de Nínive. Na agenda também uma visita a Duhoc, com a liturgia na igreja caldeia e a saudação à comunidade assíria.

Antes de voltar à Roma, o Prefeito da Congregação presidirá um encontro com os Patriarcas Sírio Católico, Sua Beatitude Younan, caldeu, Sua Beatitude Louis Sako, os Bispos do país e representantes das Agências R.O.A.C.O.  Alguns deles realizarão, após o encontro, visitas à Kirkuk e Sulaymaniyya.

A visita do Cardeal Leonardo Sandri expressa a contínua solicitude de toda a Igreja Católica pelos fieis presentes no Iraque a partir do Santo Padre, que, desde o verão passado, já havia enviado os Cardeais Barbarin, Filoni e Nichols, além de Delegações das Conferências Episcopais nas últimas semanas.

A R.O.A.C.O. foi instituída pela Congregação para as Igrejas Orientais em 1968. É uma estrutura permanente, que reúne as organizações que operam em favor das Igrejas Católicas orientais, sendo presidida pelo Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri.