Cardeal Scherer dedica igreja e altar da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto

A A
Reformada, igreja-matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto é dedicada em missa presidida por Dom Odilo Scherer, no sábado, dia 7
Publicado em: 13/10/2017 - 12:30
Créditos: Redação

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Vila Gomes Cardim, zona Leste de São Paulo, estavam em festa no sábado, 7, pois o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu missa com o rito de dedicação do altar e da igreja-matriz, que passou por uma significativa reforma.

A missa foi concelebrada por Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e diversos padres, dentre os quais o Pároco, Padre Tarcísio Marques Mesquita.

O novo projeto arquitetônico do templo foi idealizado pelo artista-sacro Cláudio Pastro, que morreu há um ano. Construída na década de 1970, a igreja já havia passado por diversos reparos, mas necessitava de reformas estruturais, como a troca do forro e instalações elé- tricas. “A partir daí, o conselho paroquial decidiu que fosse feita uma obra completa que desse uma identidade única para o templo. Ao longo dos anos, a igreja recebeu intervenções em diferentes estilos que, aos poucos, foram descaracterizando seu estilo original”, explicou Padre Tarcísio.

Projeto O projeto de Pastro tinha como objetivo fazer com que tudo convergisse para o altar, símbolo central da Igreja. A obra contou com a instalação de 56 janelas, troca do forro e todo o piso do templo, o rebaixamento do piso do presbitério, a instalação de três grandes painéis dourados com pinturas do Artista, um novo sacrário e pia batismal. Na estrutura, foram trocadas a instalação elétrica, sistemas de som, alarmes e ventilação.

A grande novidade da obra é a construção de uma capela sob o presbitério para celebrações durante a semana. Nessa capela foi colocado, em um nicho de vidro, o grande crucifixo de madeira que ficava no presbitério.

Quanto à acessibilidade, as rampas de acesso à igreja estão adaptadas aos padrões e normas nacionais. Os espa- ços entre os bancos foram alterados para permitir melhor circulação de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Também foram instaladas plataformas elevatórias que dão acesso ao presbitério e à capela do subsolo.

Padre Tarcísio destacou que o projeto da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto foi uma das últimas obras de Cláudio Pastro. “Semanas antes de ser hospitalizado, ele veio aqui escolher as cores da parte externa da Igreja. Todo o projeto foi pensando com muito carinho por ele”, disse.

 

Participação do povo

O Pároco enfatizou que sem a participação do povo a obra não seria possí- vel. Há muitos anos, a Paróquia Nossa Cardeal Scherer dedica igreja e altar da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto Fernando Geronazzo osaopaulo@uol.com.br Senhora do Bom Parto é conhecida pela generosidade do povo e por sempre ajudar outras paróquias e comunidades a reformarem seus templos. “Essa Paróquia sempre ajudou as outras, mas faltava fazer algo para si mesma. Precisamos também cuidar da nossa casa, senão ela se deteriora”, afirmou Padre Tarcísio. “Nós tivemos um recurso financeiro significativo para dar início às obras e à medida que a reforma foi acontecendo o povo continuou a ajudar”, acrescentou.

Dom Odilo parabenizou os paroquianos pela renovação do templo e destacou que os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto puderam experimentar o que é uma experiência de Igreja, à medida que o povo se unia para edificar a casa de Deus, “unindo esforços e intenções, ao mesmo tempo, compartilhando responsabilidades, alegrias, apreensões, de modo que a obra realizada representa o esforço de todos, fruto da fé”.

 

Morada de Deus na cidade

O Cardeal explicou, ainda, que o sentido da dedicação de uma igreja é de oferta a Deus. “É como se disséssemos, ‘Senhor, esta casa é tua, este lugar é teu. Nós o dedicamos a tua glória para que seja tua morada entre nós e que aqui tu possas manifestar teu poder, misericórdia e proximidade conosco e para que possamos ir ao teu encontro e experimentarmos a alegria de estarmos na tua presença”, disse.

O rito de dedicação da igreja e do altar é marcado por gestos como a aspersão das paredes com a água benta e a unção com o óleo do Crisma das 12 cruzes fixadas nas colunas do templo, simbolizando os apóstolos. O celebrante também unge o altar e deposita incenso em um braseiro sobre este, que depois é iluminado com velas, assim como as 12 cruzes que foram ungidas.

“Que está Igreja aqui neste bairro seja sinal de que Deus tem lugar no meio de nós”, manifestou Dom Odilo, reafirmando a necessidade de recuperar na cidade o significado das igrejas como sinal da presença de Deus. “Esta cidade, este bairro, esta comunidade local, sim, tem lugar para Deus, quer que Ele esteja presente”

 

Relíquias

Uma tradição que remonta à Igreja primitiva é a colocação de relíquias de santos junto aos altares das igrejas. No altar da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto foram depositadas as relíquias de Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, Santa Paulina, do Beato Mariano de La Mata, Beata Assunta Marchetti e o Servo de Deus Cardeal Van Thuân.

Também foi depositada uma porção de terra da comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante (RN), local onde os Protomártires do Brasil, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus 27 companheiros leigos, foram massacrados por invasores holandeses em 1645. Todos serão canonizados pelo Papa Francisco, no dia 15, em Roma

A porção de terra não é considera propriamente relíquia dos mártires, uma vez que não há resquícios dos restos mortais dos novos santos devido às circunstâncias em que foram assassinados. Mas, Dom Odilo destacou o gesto de estima da Arquidiocese de Natal ao enviar fragmentos do solo onde esses cristãos derramaram seu sangue. A terra foi abençoada e entregue pessoalmente pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, ao Padre Tarcísio, no dia 5.

O Cardeal Scherer também recordou que um dos mártires, Padre André de Soveral, era paulista, nascido em São Vicente (SP) e, por isso, tem ligação histórica com a Igreja em São Paulo.