Cardeal Scherer: ‘Deus está perto de quem sofre’

A A
Arcebispo de São Paulo presidiu missa nesta sexta-feira, transmitida pelos meios de comunicação
Publicado em: 27/03/2020 - 18:45
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, renovou o seu convite à oração e confiança em Deus durante a missa celebrada na manhã desta sexta-feira, 27, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre a primeira leitura, extraída do Livro da Sabedoria (2,1a.12-22), que narra o desejo dos ímpios de armarem ciladas contra os justo porque sua presença os incomoda. “Os ímpios tramam contra o justo porque ele é um espinho nos olhos dos ímpios. “Essa leitura é um convite par anos mantermos no caminho da justiça, da honestidade e da retidão, apesar de tudo”, afirmou.

Referindo-se ao momento atual de crise pandêmica, o Cardeal afirmou que este é um tempo de conversão, oração e penitência e, assim como diz a leitura, haverá aqueles que se incomodem e digam que a fé não ajudará a enfrentar essa dificuldade.

'DEUS VEM EM NOSSO SOCORRO'

Nesse sentido, o Arcebispo recordou as palavras do salmo responsorial (Sl 33), que diz: “Do coração atribulado está perto o Senhor”.  “Deus está perto de quem sofre, compreende a nossa fraqueza e vem em nosso socorro quando baixamos de nossos orgulho e clamamos por ele”, ressaltou.

Nesse sentido, Dom Odilo lembrou, ainda, que o Papa Francisco sempre tem conclamado os cristãos à oração, especialmente nesta-sexta feira, em que presidira um momento de oração e adoração na Praça São Pedro vazia, às 14h (horário de Brasília), seguida da benção Urbi et Orbi, por meio da qual é possível obter indulgência plenária.

VIDA EM PRIMEIRO LUGAR

O Cardeal reforçou que a importância de seguir as recomendações das autoridades sanitárias a não saírem de casa e, assim, evitarem a rápida disseminação do coronavírus.

“Neste momento, nós temos que nos ocupar com aquilo que que conta primeiro, a nossa vida uns dos outros, para depois cuidamos da economia.  Lutando todos juntos, com novos critérios de solidariedade, com menos egoísmo, mais justiça social conseguiremos superar os nossos problemas econômicos”, afirmou o Cardeal. 

No fim da celebração, Dom Odilo renovou o convite às famílias a redescobrirem o seu sentido e espiritualidade, cultivando momentos de oração comum e fortalecendo os laços que as unem.

As missas presididas por Dom Odilo são transmitidas diariamente, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.