Cardeal Scherer encontra-se com formadores e seminaristas

A A
Evento aconteceu na Paróquia Menino Jesus, da Região Episcopal Santana, no sábado, 23.
Publicado em: 26/02/2019 - 13:00
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, reuniu-se com os seminaristas e formadores da Arquidiocese de São Paulo, em 23 de fevereiro. O encontro, realizado na Paróquia Menino Jesus, no Tucuruvi, marcou o início do ano letivo das casas de formação que compõem o Seminário Arquidiocesano.

Logo no início do encontro, o Cardeal convidou a todos a partilharem suas férias, sobretudo aqueles que realizaram diferentes ações missionárias durante as férias. Entre os temas tratados pelo Cardeal foram lembrados os eventos que acontecerão em 2019 na Igreja em todo o mundo. Entre eles, a visita do Papa Francisco ao Marrocos e o Mês Missionário Extraordinário, em outubro. Em outubro será celebrado também o sínodo dos bispos sobre a Amazônia. Dom Odilo salientou a importância de os seminaristas se informarem, sobretudo por meio de meios de comunicação católicos.

Em nível arquidiocesano, o Cardeal explicou quais são as prioridades do sínodo arquidiocesano para 2019, que é o ano das paróquias. Além das assembleias paroquiais ampliadas, as paróquias são convidadas a conhecerem e aprofundarem a própria história, bem como a história do seu padroeiro ou o título a que a paróquia é dedicada.

Após o encontro, seminaristas e formadores participaram da missa junto a todos os fiíeis da Paróquia Menino Jesus.

 

SEMINÁRIO

Fundado há 161 anos, o Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição passou por diversas configurações para corresponder às necessidades da formação presbiteral da Igreja em São Paulo. Atualmente, é constituído do Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, na Vila Nova Cachoeirinha; do Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, na Freguesia do Ó; e do Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga. Desde 2011, a Arquidiocese também conta com o Seminário Missionário Arquidiocesano Internacional Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo, no Jaraguá, voltado especificamente para a formação de padres do clero secular preparados para serem enviados em missão.