Cardeal Scherer participa de ato inter-religioso em São Paulo

A A
Iniciativa aconteceu no Ministério Público paulista na quinta-feira, dia 13
Publicado em: 14/12/2018 - 10:30
Créditos: Redação

Com a temática “Paz e Solidariedade”, aconteceu na manhã da quinta-feira, 13, um ato inter-religioso no Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), reunindo membros e servidores da instituição.

Líderes de diferentes confissões cristãs e outras tradições religiosas, como do Islamismo, Espiritismo e religiões de matriz-africana deixaram sua mensagem pela paz e solidariedade, bem como o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que representou a Igreja Católica no ato.

“Este é um dia muito importante, pois nos permite, com o tema paz e solidariedade, ouvirmos os líderes religiosos que são pessoas que inspiram a realizar o nosso trabalho e a nossa vida. Aproximam-nos de Deus e de nós mesmos”, disse o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, ao abrir o encontro."

Paz e dignidade humana

Dom Odilo destacou que o Natal é um tempo repleto de significados para os cristãos e é um período propício para praticar a solidariedade e reunir as pessoas em torno da mesa, mas que o alimento partilhado não deve ser apenas o físico, mas o espiritual.

“Este momento é sem dúvida alimento para a alma, alimento para o coração. Por isso, fico feliz com a iniciativa e faço votos que se possa continuar neste tempo, que para nós cristãos é a grande festa do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo que também reconhecemos com filho de Deus Salvador”, salientou o Cardeal.

O Arcebispo de São Paulo recordou os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, enfatizou que “a paz está relacionada com a dignidade humana e sem isso a solidariedade seria apenas algo formal.”

Promessas de Deus

O Cardeal concluiu recordando que a Igreja celebra em 1º de janeiro o Dia Mundial da Paz. Ele reiterou que o mundo carece de paz e que muitas situações de conflitos têm motivações insignificantes.  

“Nós católicos, neste tempo de Advento, recordamos as promessas de Deus, sua fidelidade com a humanidade – que estamos em caminhada para a realização plena de suas promessas. Jesus, quando veio entre nós, convidou-nos a participar do caminho com Ele, o reino de paz, fraternidade, justiça e solidariedade”, concluiu.

O ato inter-religioso contou ainda com a participação do Canto do Coral do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Coral Somos Iguais, integrado por crianças refugiadas no Brasil.